Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
24.64 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e encontra-se dividido em duas dimensões – reflexiva e investigativa.
Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada acerca das experiências mais significativas e das principais aprendizagens concretizadas nos diferentes contextos de Prática Pedagógica no 1.º CEB e na Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB.
Na dimensão investigativa apresenta-se o estudo de caso de doze alunos de uma turma do 6.º ano de escolaridade do 2.º CEB, cujo objetivo era compreender a relação entre o desenvolvimento de competências de autorregulação e o treino de estratégias de aprendizagem – de acordo com os seus estilos de aprendizagem – nos alunos.
Os dados recolhidos evidenciam que o treino de estratégias de aprendizagem – relacionadas com a realização de resumos e a aplicação de estratégias de estudo –, associadas ao conhecimento da própria cognição e consequentemente dos estilos de aprendizagem, parecem potenciar o desenvolvimento de competências de autorregulação, na medida em que fomentam múltiplas capacidades relacionadas com o conhecimento e a regulação da cognição e com a regulação pessoal, o comportamento funcional dos alunos e o ambiente direto de aprendizagem dos mesmos.
Description
Keywords
Autorregulação Modelo VARK Estilos de aprendizagem Treino de estratégias de aprendizagem