Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB ede Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB: A relação entre o treino de estratégias de aprendizagem e o desenvolvimento de competências de autorregulação – um estudo com alunos do 6.º ano de escolaridade

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e encontra-se dividido em duas dimensões – reflexiva e investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada acerca das experiências mais significativas e das principais aprendizagens concretizadas nos diferentes contextos de Prática Pedagógica no 1.º CEB e na Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Na dimensão investigativa apresenta-se o estudo de caso de doze alunos de uma turma do 6.º ano de escolaridade do 2.º CEB, cujo objetivo era compreender a relação entre o desenvolvimento de competências de autorregulação e o treino de estratégias de aprendizagem – de acordo com os seus estilos de aprendizagem – nos alunos. Os dados recolhidos evidenciam que o treino de estratégias de aprendizagem – relacionadas com a realização de resumos e a aplicação de estratégias de estudo –, associadas ao conhecimento da própria cognição e consequentemente dos estilos de aprendizagem, parecem potenciar o desenvolvimento de competências de autorregulação, na medida em que fomentam múltiplas capacidades relacionadas com o conhecimento e a regulação da cognição e com a regulação pessoal, o comportamento funcional dos alunos e o ambiente direto de aprendizagem dos mesmos.

Description

Keywords

Autorregulação Modelo VARK Estilos de aprendizagem Treino de estratégias de aprendizagem

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue