ESECS - Mestrado em Desporto e Saúde para Crianças e Jovens
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Browsing ESECS - Mestrado em Desporto e Saúde para Crianças e Jovens by Subject "Actividade física"
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- Gymboree – Programa de Desenvolvimento InfantilPublication . Lagoa, Carolina Pinto; Coelho, Luís Pedro InácioO atual relatório de estágio está inserido no âmbito do mestrado em Desporto e Saúde para Crianças e Jovens da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, pertencente ao Instituto Politécnico de Leiria. O Estágio decorreu no centro Gymboree que está ligado ao desenvolvimento saudável dos bebés e das crianças sendo uma organização que trabalha com famílias, e escolas, desenvolvendo aulas baseadas nos seus próprios programas, criados por especialistas de todas áreas tendo sempre por base o desenvolvimento infantil, com o principal objetivo do enriquecimento educativo para as crianças e para os seus pais. O objetivo primordial do estágio é conseguir aplicar todos os conhecimentos e aptidões que foram sendo adquiridos não só ao longo de todo o mestrado, bem como em todo o percurso académico, sendo essencial para conseguirmos desenvolver competências que sejam úteis para a nossa vida pessoal e profissional, fazendo-nos crescer enquanto seres humanos em constante evolução. O trabalho desenvolvido no estágio está diretamente ligado a atividades incluídas no programa Gymboree juntos das escolas (creches e jardins de infância), adequadas a cada idade com o objetivo de desenvolver capacidades cognitivas, físicas e sociais das crianças, enquanto brincam. Este programa centra-se na criança como um todo, com o objetivo de as ajudar a adquirir as competências chave – capacidades motoras, sociais e de autoestima – de que irão necessitar para se tornarem adultos confiantes, felizes e bem-sucedidos. Após a conclusão do estágio e fazendo uma análise a todo o processo, sinto que tive pouco espaço para criar atividades, pois o programa Gymboree assim não o permite, mas no geral tenho o sentimento de dever cumprido pois consegui atingir todos os objetivos a que me propus bem como ultrapassar alguns medos. Apesar de algumas dificuldades iniciais o feedback foi muito positivo. O presente relatório descreve o período de Estágio, assim como alguns aspetos que durante este processo considerei importantes para um bom desenvolvimento infantil.
- Vida Saudável na Pré-EscolaPublication . Matos, Ana Carolina Ferreira; Vaz, Daniela Maria Barroso de Moura CipresteO presente Relatório de estágio, pretende contribuir para o estudo do comportamento e das preferências alimentares de um grupo de crianças em idade pré-escolar (dos 3 aos 6 anos de idade). O estudo consistiu numa investigação experimental, com duração de 8/9 meses, via aplicação de questionário de preferências alimentares (QCA) e recolha de medidas antropométricas, antes e após aplicação de programa de intervenção mensal de promoção de saúde alimentar e atividade física. Os principais objetivos da intervenção consistiram em: I) Caraterizar e analisar as escolhas alimentares das crianças, antes e após a intervenção; II) Analisar parâmetros antropométricos das crianças, antes e após a intervenção; III) Promover, de forma criativa e diversificada, a literacia em saúde alimentar e na adoção de um estilo de vida saudável; IV) Proporcionar momentos de desenvolvimento físico/atividade física e apresentar diversas formas de aproveitar o tempo, com base em atividades físicas, como a dança, a imitação gestual e a realização de percursos e tarefas de carater motor. A amostra que participou na intervenção é constituída por 136 crianças, com idades compreendidas entre 3 e 6 anos, a frequentar o ensino pré-escolar, no Conselho de Ansião, distrito de Leiria. Os resultados da intervenção revelaram, primeiramente, que os pais e as crianças estavam recetivos a esta intervenção (interesse mostrado nas reuniões, pelos pais e nas primeiras conversas, pelas crianças e também na autorização/participação enviada aos pais, sendo que foram autorizadas a participar, todas as crianças das pré-escolas do Concelho do Ansião). Adicionalmente, os resultados mostraram que, após a intervenção, as crianças modificaram as suas preferências alimentares, como comprovaram os dados obtidos através da aplicação do questionário QCA, bem como, apresentaram menores valores de IMC e percentil de IMC, posicionando-se em maior numero na categoria “normal” e menos nas categorias “sobrepeso” e “obesidade”. O estudo permitiu concluir que a implementação de um programa/intervenção mensal dirigido às crianças em idade préescolar, pode constituir uma forma eficaz de aumentar a sua literacia em saúde e iniciar processos de mudança, em relação a hábitos alimentares e físicos mais saudáveis.