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Abstract(s)
O presente Relatório de estágio, pretende contribuir para o estudo do comportamento e
das preferências alimentares de um grupo de crianças em idade pré-escolar (dos 3 aos 6
anos de idade). O estudo consistiu numa investigação experimental, com duração de 8/9
meses, via aplicação de questionário de preferências alimentares (QCA) e recolha de
medidas antropométricas, antes e após aplicação de programa de intervenção mensal de
promoção de saúde alimentar e atividade física. Os principais objetivos da intervenção
consistiram em: I) Caraterizar e analisar as escolhas alimentares das crianças, antes e após
a intervenção; II) Analisar parâmetros antropométricos das crianças, antes e após a
intervenção; III) Promover, de forma criativa e diversificada, a literacia em saúde
alimentar e na adoção de um estilo de vida saudável; IV) Proporcionar momentos de
desenvolvimento físico/atividade física e apresentar diversas formas de aproveitar o
tempo, com base em atividades físicas, como a dança, a imitação gestual e a realização
de percursos e tarefas de carater motor. A amostra que participou na intervenção é
constituída por 136 crianças, com idades compreendidas entre 3 e 6 anos, a frequentar o
ensino pré-escolar, no Conselho de Ansião, distrito de Leiria.
Os resultados da intervenção revelaram, primeiramente, que os pais e as crianças estavam
recetivos a esta intervenção (interesse mostrado nas reuniões, pelos pais e nas primeiras
conversas, pelas crianças e também na autorização/participação enviada aos pais, sendo
que foram autorizadas a participar, todas as crianças das pré-escolas do Concelho do
Ansião). Adicionalmente, os resultados mostraram que, após a intervenção, as crianças
modificaram as suas preferências alimentares, como comprovaram os dados obtidos
através da aplicação do questionário QCA, bem como, apresentaram menores valores de
IMC e percentil de IMC, posicionando-se em maior numero na categoria “normal” e
menos nas categorias “sobrepeso” e “obesidade”. O estudo permitiu concluir que a
implementação de um programa/intervenção mensal dirigido às crianças em idade préescolar,
pode constituir uma forma eficaz de aumentar a sua literacia em saúde e iniciar
processos de mudança, em relação a hábitos alimentares e físicos mais saudáveis.
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Keywords
Educação Pré-escolar Desporto Alimentação saudável Actividade física Saúde