ESSLei - Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSLei - Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria by Subject "Adolescência"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Relatório da Prática Especializada em Enfermagem de Saúde Mental e PsiquiatriaPublication . Balau, João Paulo Branco Gaspar Dias; Gomes, José Carlos Rodrigues; Henriques, Carolina Miguel da GraçaCom este relatório pretende-se evidenciar a integração de saberes e competências desenvolvidas no âmbito da prática especializada em enfermagem de saúde mental e psiquiatria, inserido nos diversos contextos onde realizei ensinos clínicos e posteriormente como enfermeiro especialista. Estes apresentaram-se como uma essencial oportunidade de crescimento pessoal e profissional, tendo como pressuposto o cuidar do cliente na sua globalidade, inserido na família, no grupo e na comunidade. Tendo como objetivo a análise reflexiva das competências adquiridas (comuns e especificas) do enfermeiro especialista em saúde mental, este trabalho traduz-se no culminar de todo o processo formativo no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria. Foi realizada uma breve caracterização do contexto da prática especializada, uma análise crítica das atividades desenvolvidas, e, por fim, apresenta-se a prática especializada com base na evidência científica. Como refere Hawkins, Catalano e Artur (2002), citado por Tavares et al., (2009), é na adolescência que normalmente se começam a manifestar os comportamentos de risco. Estes geralmente estão associados à adição, à sexualidade, à alimentação, bem como aos comportamentos antissociais. Foi desenvolvido um estudo que pretende avaliar a eficácia de uma intervenção destinada a adolescentes com idades compreendidas entre os 13 e 14 anos. O estudo revelou a necessidade de uma intervenção prioritária em adolescentes com níveis baixos de autoconceito, devendo a mesma incidir na perceção da aparência física e da ansiedade. O autoconceito é uma das competências pessoais a desenvolver e a promover na adolescência como forma de promover a saúde mental prevenindo a doença mental. Assim, como enfermeiro a intervir na comunidade, as ações realizadas visaram, promover a autonomia dos adolescentes capacitando-os com estratégias para lidar com problemas associados à doença mental. O trabalho desenvolvido, pela sua diversidade, implicou a mobilização de competências múltiplas, conferindo um grande potencial formativo na área de saúde mental e psiquiatria. A nível pessoal, penso que foi fundamental ter um contacto contínuo com a prática para melhor poder refletir acerca da minha preferência pela especialidade.
- Relatório de estágio: reconhecimento de competênciasPublication . Lopes, Vera Lúcia Marques Mendes; Gomes, José Carlos RodriguesA formação contínua dos Enfermeiros demonstra o seu impacto no crescimento da Enfermagem enquanto disciplina e profissão. A elaboração deste relatório de estágio, centrada no reconhecimento de competências - processo pelo qual o enfermeiro analisa as suas aprendizagens e competências para a valorização profissional - surge com o intuito de, através do desempenho, demonstrar o desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista de saúde mental e psiquiatria. A análise da prática clínica é fundamentada na assistência do enfermeiro especialista, de acordo com o alvo de intervenção, identificando as necessidades e delineando intervenções de forma a proporcionar respostas organizativas e inovadoras, e exercer cuidados diferenciados. A reflexão desta análise permitiu-nos encontrar e construir como enfermeiros especialistas. No âmbito da Pedopsiquiatria, a necessidade de intervenção e formação de profissionais é notória. Adolescentes com défices no funcionamento social devido a um comportamento interativo comprometido, permitiu identificar um foco de atenção com relevância para a Enfermagem. Contribuiu-se para esta área específica, desenhando uma intervenção da esfera autónoma do enfermeiro especialista, segundo as premissas de uma intervenção efetiva - Treino de Habilidades Sociais -. Posteriormente, com recurso à metodologia de estudo de caso analisou-se o impacto da intervenção elaborada na prática especializada em contexto clínico. Dos resultados deste impacto, observou-se uma melhoria nos ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de enfermagem, o que reforça a implementação da intervenção o mais precoce possível. Contribuiu-se, para a evolução dos cuidados de enfermagem especializados em saúde mental e para investigações futuras, deixando em aberto a implementação de uma intervenção com maior impacto.