ESECS - Mestrado em Comunicação Acessível
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Browsing ESECS - Mestrado em Comunicação Acessível by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- ESTUDO COMPARATIVO DA UTILIZAÇÃO DE LIVROS MULTIFORMATO EM FORMATO DIGITAL E FÍSICO POR PESSOAS COM DIFICULDADES INTELECTUAIS E DESENVOLVIMENTAISPublication . Pinheiro, João Pedro Couto; Sousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar deContinuam a existir imensas limitações no acesso à informação por parte das pessoas com Dificuldades intelectuais e Desenvolvimentais (DID). Apesar de serem feitos imensos esforços no sentido de criar conteúdos por parte de várias instituições, nomeadamente por parte dos Centros de Recursos para a inclusão (CRI), existem limitações de divulgação projetual dos mesmos e capacidade de acesso pelo facto dos conteúdos serem tradicionalmente em formatos físicos e dessa forma limitados aos locais pelos quais se encontram distribuídos. Este estudo comparativo explora as preferências e efeitos do uso de livros em formato digital e físico em indivíduos com Dificuldades intelectuais e Desenvolvimentais (DID). Focando-se nas particularidades dos livros multiformato, especialmente ebooks com funcionalidades interativas, a investigação analisa como estas características influenciam a experiência de leitura, a retenção de informações e a ligação emocional com o conteúdo. Os resultados indicam que os indivíduos com DID tendem a preferir livros digitais devido à usabilidade que oferecem e a um maior dinamismo dos conteúdos, valorizando simultaneamente o papel dos formatos físicos. Destacam-se ainda, nos formatos digitais a acessibilidade e capacidade de personalização, sendo úteis em contextos específicos.
