ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Outras Humanidades"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Trilho(s) de aprendizagem em Creche e Jardim de Infância: das interações no momento do acolhimento ao projeto sobre as sopasPublication . Rebelo, Fabiana Raquel Santos; Dias, Maria Isabel Pinto SimõesO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada debruça-se sobre o meu percurso no Mestrado em Educação Pré-Escolar, nos anos letivos 2018/2019 e 2019/2020. O relatório encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira parte centra-se na prática pedagógica em valência de creche e a segunda parte na valência de Jardim de Infância (Jardim de Infância I – IPSS e Jardim de Infância II – rede pública). A primeira parte revela as aprendizagens e experiências realizadas na prática pedagógica em creche e o estudo realizado com 3 das 11 crianças do grupo. Este estudo procurou saber quais as interações que facilitam a separação da criança da sua figura de referência no momento de acolhimento, na creche. Optando-se por uma metodologia qualitativa de carácter descritivo, recorreu-se à observação participante e ao registo videográfico como instrumentos de recolha de dados. Os dados dos participantes foram recolhidos em 9 dias distintos, transcritos e sujeitos a uma análise de conteúdo. Os resultados mostraram as interações sociais, as interações com objetos e as interações com um animal de estimação como processos facilitadores de separação da figura de referência. Estes resultados levaram-se a inferir a importância da educadora, dos pares e dos objetos no momento de acolhimento na creche. A segunda parte do relatório de Prática de Ensino Supervisionada relata as vivências e as aprendizagens realizadas em Jardim de Infância, centrando-se fundamentalmente no processo de construção de um portfólio individual de criança e na realização dos trabalho(s) de projeto realizados em parceria.