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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada debruça-se
sobre o meu percurso no Mestrado em Educação Pré-Escolar, nos anos
letivos 2018/2019 e 2019/2020. O relatório encontra-se dividido em
duas partes distintas. A primeira parte centra-se na prática pedagógica
em valência de creche e a segunda parte na valência de Jardim de
Infância (Jardim de Infância I – IPSS e Jardim de Infância II – rede
pública).
A primeira parte revela as aprendizagens e experiências realizadas na
prática pedagógica em creche e o estudo realizado com 3 das 11
crianças do grupo. Este estudo procurou saber quais as interações que
facilitam a separação da criança da sua figura de referência no momento
de acolhimento, na creche. Optando-se por uma metodologia qualitativa
de carácter descritivo, recorreu-se à observação participante e ao registo
videográfico como instrumentos de recolha de dados. Os dados dos
participantes foram recolhidos em 9 dias distintos, transcritos e sujeitos
a uma análise de conteúdo. Os resultados mostraram as interações
sociais, as interações com objetos e as interações com um animal de
estimação como processos facilitadores de separação da figura de
referência. Estes resultados levaram-se a inferir a importância da
educadora, dos pares e dos objetos no momento de acolhimento na
creche.
A segunda parte do relatório de Prática de Ensino Supervisionada relata
as vivências e as aprendizagens realizadas em Jardim de Infância,
centrando-se fundamentalmente no processo de construção de um
portfólio individual de criança e na realização dos trabalho(s) de projeto
realizados em parceria.
Description
Keywords
Educação Pré-escolar Acolhimento Criança Alimentação