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A proteção social das pessoas com deficiência: a questão do atendimento

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O presente relatório resulta de um estágio curricular de 9 meses realizado no Núcleo de Gestão do Cliente do Centro Distrital de Segurança Social de Leiria, no âmbito do 2º ano do Mestrado em Administração Pública, lecionado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. O estágio teve como principal objetivo conhecer os benefícios sociais no âmbito da deficiência, bem como, aprofundar a questão do atendimento às pessoas com deficiência no Balcão da Inclusão. Para tal, no decorrer do estágio desenvolvemos tarefas como o envio de expediente recebido nos serviços do Centro Distrital de Leiria, cuja competência é de outros Centros Distritais, do Centro Nacional de Pensões, do Departamento de Proteção Contra os Riscos Profissionais e de outros organismos fora do âmbito da Segurança Social, o que nos permitiu ter contacto direto com alguns processos inseridos nesta temática; o acompanhamento de atendimentos no serviço, sobretudo os respeitantes ao Balcão da Inclusão; e o acompanhamento do procedimento administrativo dos processos. Desta forma, pudemos ter um conhecimento mais alargado sobre a proteção social das pessoas com deficiência e do modo como são atendidas nos serviços. Assim, este relatório será dividido em cinco capítulos. O primeiro irá debruçar-se sobre uma breve caracterização da entidade de acolhimento e o programa de estágio. O segundo capítulo irá contemplar uma revisão da literatura relacionada com o Direito da Segurança Social e a questão da deficiência. O terceiro capítulo irá incidir sobre uma descrição de duas prestações sociais no âmbito da deficiência que considero serem as mais relevantes do leque de prestações sociais existente nesta temática, e sobre a temática do Balcão da Inclusão. Por sua vez, o quarto capítulo dedicar-se-á a uma breve análise crítica a alguns dos aspetos mencionados nestes pontos, acompanhada de propostas de melhoria. Por último, o quinto capítulo servirá de conclusão ao presente relatório.

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Proteção social Deficiência Atendimento Balcão da inclusão

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