Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.01 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
Os equipamentos de transporte e elevação de cargas sĆ£o amplamente utilizados nos mais diversos setores industriais. Podem ser classificados em vĆ”rios tipos de acordo com a sua configuração de movimento, nomeadamente ponte rolante, sendo este o mais comum em instalaƧƵes produtivas, e que serĆ” o principal em estudo no presente trabalho. Estes equipamentos requerem um controlo manual rigoroso, para evitar oscilaƧƵes nas cargas. Tais oscilaƧƵes que, para alĆ©m de diminuĆrem a eficiĆŖncia e produtividade da tarefa, tambĆ©m representam um risco de seguranƧa. Portanto, surge a motivação do estudo de movimentação de cargas suspensas, com o objetivo de demonstrar a viabilidade de controlar este tipo de equipamento de forma a reduzir o Ć¢ngulo de oscilação da carga e a posicionar a carga com precisĆ£o no local desejado, horizontalmente e verticalmente
Para o presente trabalho foi essencial rever a literatura relacionada com o tema, e estudar os conceitos teóricos relacionados com mecânica e sistemas de controlo. Através do projeto, foram realizadas modificações ao equipamento jÔ existente no Laboratório de Robótica Avançada e FÔbricas Inteligentes no Instituto Politécnico de Leiria, para possibilitar a elevação de cargas. Um modelo simplificado do equipamento foi criado e modelado, sendo definido em espaço de estados para implementação de um sistema de controlo, neste caso o controlo de realimentação de estados, aplicando o método de colocação de pólos, e adição de um observador. Este sistema de controlo foi implementando em software MATLAB para executar simulações, de modo a prever o comportamento do sistema.
AtravĆ©s das simulaƧƵes realizadas selecionou-se uma matriz de ganho adequada, conforme prioridades para o controlo do sistema, de modo a realizar testes experimentais. Analisando os resultados obtidos, de forma geral, o tempo de acomodação das trĆŖs variĆ”veis de saĆda, foi semelhante entre a simulação e a realidade, apesar das diferenƧas observadas nos grĆ”ficos. Comparando o movimento nĆ£o controlado com o movimento controlado verificou-se que hĆ” uma melhoria no tempo de acomodação do Ć¢ngulo de oscilação da carga: Enquanto a oscilação converge para 0Āŗ nos primeiros 10 segundos no movimento controlado, no movimento sem controlo a oscilação Ć© aproximadamente 8Āŗ. De seguida, foi prĆ©-definida uma trajetória para a carga suspensa, dividindo os seus troƧos numa equação paramĆ©trica, e obtiveram-se resultados semelhantes entre o comportamento simulado e o experimental. AlĆ©m disso, foi possĆvel limitar o Ć¢ngulo de oscilação a valores inferiores 0,6Āŗ. No Ćŗltimo teste, foi considerado que o modelo do sistema era linear por troƧos, ou seja, o modelo do sistema varia conforme a medição do comprimento do cabo. Concluindo-se que esse modelo estĆ” mais próximo do modelo nĆ£o linear do sistema, e verificou-se que, quando hĆ” variação do comprimento do cabo, o controlo com este modelo possui melhores resultados, sendo que o Ć¢ngulo de oscilação teve uma amplitude entre [-1,1Āŗ;1Āŗ].
Pelos resultados obtidos, observou-se a diminuição do ângulo de oscilação da carga, e controlo da posição do carro e comprimento do cabo. Assim, confirma-se a possibilidade de controlo de equipamentos de transporte e elevação de cargas.
Description
Keywords
Ponte rolante Carga suspensa Sistema de controlo Realimentação de estado Colocação de pólos Observador