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Moda Digital: Construção da identidade individual através de vestuário digital

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O projeto que aqui apresentamos visou explorar a forma como a indústria têxtil se tem adaptado ao mundo virtual e, nesse sentido, descodificar o processo relativo aos mecanismos associados à reprodução de peças tipicamente palpáveis, que transitam do mundo físico para o meio digital, através de métodos e ferramentas de design gráfico. Neste enquadramento desenhamos uma estratégia de investigação que nos conduziu ao levantamento de conceitos e questões relativas aos criadores de moda digital, designadamente, ao nível da interdisciplinaridade com o design de comunicação. Neste contexto de cruzamento, entre os mundos real e virtual, desenvolvemos uma experiência em torno do têxtil virtual e modelação 3D, em que foram exploradas as inovações relativas a esta tecnologia, assim como, a sua aplicação em contexto real. Para o efeito, o projeto encontra-se dividido em cinco momentos, designadamente, uma primeira instância, onde é apresentado um levantamento objetivo sobre as origens teóricas, tecnológicas e autorais relativas ao design especulativo, com o propósito de conduzir uma análise informada relativa aos eventos que desencadearam fenómenos como o metaverso e a moda digital, assim como o importante papel assumido pelo design gráfico. A segunda parte, deu abertura a uma análise ética e social mais aprofundada, onde foram abordados temas que moldam as interações virtuais, em portais de identidade, tais como, as redes sociais, a atualidade têxtil online e a transição do corpo físico para sua representação gráfica. O terceiro momento, destinou-se à realização de uma reflexão crítica e analítica relativa à moda enquanto sistema de organização social e de expressão pessoal. Neste ponto foi, também, observado que esta forma de comunicação não verbal, teve uma análise ao nível da sua dimensão, plástica, artística e emocional, quando transitada para o meio digital.
A quarta parte, colocou-nos perante um ensaio prático, que se constitui na configuração de um exercício de auto percepção e respetivo desenvolvimento, ao nível da identidade no meio virtual. Desta linha de trabalho e investigação resultou uma coleção de roupa digital, num exercício exploratório que considera o corpo enquanto avatar, e, consequentemente, de todo o ambiente envolvente. Os ensaios, aqui visados, exploraram a complexidade do metaverso ao revisitar a obra de Neal Stephenson e propuseram-se a utilizar os processos de design gráfico como método, para criar uma experiência diferente para cada figurino. Numa última fase, relativa à recolha de dados, foram realizados três grupos focais com o objetivo de perceber a receptividade do público para o qual as peças foram projetadas e, ainda, fomentar o debate e a reflexão sobre os temas propostos. Em suma, pretendeu-se com este estudo, demonstrar a aplicação em contexto real, das proximidades entre Design Gráfico e a Moda Digital, com o objetivo de alavancar as suas potencialidades para futuros projetos.

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Moda Digital Design Gráfico Metaverso Avatar Realidade Aumentada

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