Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
117.54 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Vivemos uma conjuntura de profundas mudanças na economia e na sociedade,
marcada por grandes incertezas e pela crescente digitalização.
A transformação para o digital está a acelerar em todas as organizações, sejam
elas públicas ou privadas.
As soluções tecnológicas estão disponíveis e multiplicam-se um pouco por toda a
parte, para fazer diferente, mais rápido e com menos recursos.
A revolução em curso surpreende-nos a cada segundo com a Inteligência Artificial
a liderar processos de inovação, integrando-se com modelos de Machine Learning e
com robots.
As potencialidades do Robotic Process Automation (RPA) estão a ser exploradas,
permitindo a otimização de recursos, substituindo pessoas em tarefas sem valor
acrescentado.
O projeto que aqui se apresenta pretende sugerir uma mudança profunda numa
organização com o aproveitamento deste novo mundo tecnológico e digital. Com
recurso a processos de automação, integrando a inteligência artificial e os Large
Language Models (LLM) será demonstrado o potencial de transformação de um
serviço público e da sua forma de interagir com o cidadão. Propõe-se um processo
de automação para cumprir o circuito de registo administrativo de documentos nos
sistemas informáticos da organização e um Chatbot para integração com o site desta,
alimentado por documentos de temas exclusivos dessa organização para posterior
esclarecimento das dúvidas dos cidadãos / clientes.
A adaptação à revolução digital é urgente e necessária e os serviços públicos não
podem deixar de se envolver e de mudar a sua forma de estar e de prestar serviços.
Porque um serviço público existe para satisfazer as necessidades dos cidadãos, estes,
cada vez mais exigentes e informados, questionam sobre a execução, a transparência
no processo de decisão, a própria capacidade de resposta.
O projeto assume, por isso, particular relevância num contexto em que fazer mais
e melhor e de forma inovadora tem que passar a fazer parte do nosso dia a dia.
Description
Keywords
Engenharia informática Inteligência artificial Robotic process automation Registo administrativo de documentos Ciência de dados Large language models Administração pública