Browsing by Issue Date, starting with "2023-06-30"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Métodos de reabilitação de coletores por Trenchless TechnologyPublication . Rola, Ana Rute Leal de Barão; Cruz, Fernando Ferreira da; Gonçalves, Humberto José dos SantosA presente dissertação tem como objetivo a apresentação das técnicas de reabilitação de tubagens, por meio Trenchless Technology (sem abertura de vala). As tecnologias apresentadas neste trabalho, para reabilitação de coletores e emissários sem abertura de vala, têm origem na tecnologia e normas Alemãs. Este tipo de intervenção encontra-se em franca expansão em todo o mundo, a qual se deve às várias vantagens da sua aplicação. De entre outras, destaca-se a rapidez, a não destruição de pavimentos, aplicabilidade em diversos materiais, durabilidade da intervenção e versatilidade de aplicação. As tecnologias de reabilitação de tubagens sem recurso à abertura de vala aplicam-se tanto em tubagem existente, assumindo características de tubo Hospedeiro, como destruição da tubagem existente e instalação de nova tubagem no espaço do destruído. Este processo não carece da realização de poços de ataque, a intervenção é realizada nas caixas montante e jusante do troço a intervir. Conclui-se que o mercado nesta área, encontra-se em franca expansão, o que fundamenta o elevado grau de inovação da Trenchless Technology, tornando-se cada vez mais numa solução de intervenção muito conceituada junto da Entidade Gestora de Redes de Saneamento de Águas Residuais em Portugal – Águas de Portugal.
- Benefícios potenciais da escrita colaborativa no ensino de português língua estrangeira na China: uma breve revisão de literaturaPublication . Zhang, Y.Tendo obtido um desenvolvimento notável na China nos últimos anos, o ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) está a enfrentar alguns problemas na prática resultantes da estratégia didática tradicional centrada no docente e baseada na memorização e repetição, limites do professor não nativo e manuais com conteúdo cultural simplificado. De acordo com os estudos no campo, consideramos que a escrita colaborativa poderá ser uma possibilidade para promover o ensino de PLE junto dos estudantes chineses, uma vez que esta estratégia didática pode ajudar a transferir o foco para os estudantes, reproduzir o processo social e abordagem comunicativa de aprendizagem de línguas e criar uma consciência intercultural. Contudo, a sua aplicação numa situação real ainda precisará de ser estudada e avaliada, sobretudo tomando em consideração as questões de injustiça de contribuição e ausência de envolvimento que podem existir.
- RETRATO DA ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL DE 4 ASSOCIAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS DA MARINHA GRANDEPublication . Santos, Sónia Marisa Lopes Ferreira dos; Santos, Filipe Alexandre da SilvaAs associações sem fins lucrativos, quer sejam de cariz social, cultural, recreativo ou desportivo, assumem-se como transformadoras da sociedade, promovendo o desenvolvimento local e trabalhando para a comunidade onde se inserem, nomeadamente para os seus sócios. Contudo, a maioria destas instituições carece de recursos humanos e financeiros que lhes permitam prestar um serviço profissionalizado em alguns domínios, como é o caso da comunicação externa. A presente investigação pretende não só conhecer o modo como estas organizações comunicam com os seus públicos, mas também analisar se as suas práticas comunicativas são acessíveis a diferentes públicos, como é o caso dos séniores e das pessoas com deficiência ou incapacidade. Este estudo é de natureza qualitativa, do tipo de estudo de caso, procedendo-se à caracterização de 4 associações sem fins lucrativos pertencentes ao concelho da Marinha Grande, no que diz respeito às suas práticas de comunicação externa, bem como à acessibilidade das mesmas. O estudo tem também uma componente quantitativa, do tipo survey, onde se procurou caracterizar o perfil dos sócios das associações deste conselho. Os resultados finais deste estudo mostram-nos que, no que diz respeito à comunicação externa das associações estudadas, a mesma é feita de forma amadora, sendo notória a ausência de estratégias de comunicação coerentes e estruturadas, que dificilmente têm em conta as especificidades dos públicos a atingir. Contudo, e apesar de estarem cientes que existem muitas falhas no que concerne à acessibilidade na comunicação, os dirigentes revelam ser sensíveis a esta matéria, manifestando vontade de repensar e melhorar os comportamentos a adotar no futuro.