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RETRATO DA ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL DE 4 ASSOCIAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS DA MARINHA GRANDE

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As associações sem fins lucrativos, quer sejam de cariz social, cultural, recreativo ou desportivo, assumem-se como transformadoras da sociedade, promovendo o desenvolvimento local e trabalhando para a comunidade onde se inserem, nomeadamente para os seus sócios. Contudo, a maioria destas instituições carece de recursos humanos e financeiros que lhes permitam prestar um serviço profissionalizado em alguns domínios, como é o caso da comunicação externa. A presente investigação pretende não só conhecer o modo como estas organizações comunicam com os seus públicos, mas também analisar se as suas práticas comunicativas são acessíveis a diferentes públicos, como é o caso dos séniores e das pessoas com deficiência ou incapacidade. Este estudo é de natureza qualitativa, do tipo de estudo de caso, procedendo-se à caracterização de 4 associações sem fins lucrativos pertencentes ao concelho da Marinha Grande, no que diz respeito às suas práticas de comunicação externa, bem como à acessibilidade das mesmas. O estudo tem também uma componente quantitativa, do tipo survey, onde se procurou caracterizar o perfil dos sócios das associações deste conselho. Os resultados finais deste estudo mostram-nos que, no que diz respeito à comunicação externa das associações estudadas, a mesma é feita de forma amadora, sendo notória a ausência de estratégias de comunicação coerentes e estruturadas, que dificilmente têm em conta as especificidades dos públicos a atingir. Contudo, e apesar de estarem cientes que existem muitas falhas no que concerne à acessibilidade na comunicação, os dirigentes revelam ser sensíveis a esta matéria, manifestando vontade de repensar e melhorar os comportamentos a adotar no futuro.

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Acessibilidade Comunicacional Comunicação Externa Associações sem Fins Lucrativos Inclusão

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