Browsing by Issue Date, starting with "2023-05-11"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O IMPACTO DA IMPLEMENTAÇÃO E MANUTENÇÃO DE UM ERPPublication . Santos, Pedro Ferreira Catarino; Lisboa, Inês Margarida CadimaA implementação e manutenção de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning ou sistema integrado de gestão empresarial) tem impacto na gestão empresarial, permitindo integrar e automatizar processos de negócios, centralizar informações num único sistema, facilitar a tomada de decisões, melhorar a eficiência, reduzir custos e aumentar a produtividade, proporcionando à empresa maior competitividade no mercado. Este projeto tem como objetivo analisar o referido impacto numa amostra de empresas que utilizam o ERP PHC. A análise efetuada é tanto quantitativa, considerando a evolução da informação das empresas analisadas, como qualitativa, através da perceção desse impacto pelos utilizadores da ferramenta, por via de um inquérito. Este objetivo surgiu na realização do estágio na Winsig, uma empresa que fornece e mantém o ERP PHC. O presente projeto comprova os benefícios do ERP quanto a trazer vantagens significativas para as empresas, nomeadamente melhorias na eficiência operacional, redução de custos e tomada de decisões mais assertivas. No entanto, um planeamento cuidadoso e uma execução bem estruturada são cruciais para o sucesso da implementação e manutenção de um ERP.
- Plano de Marketing aplicado à VALOR RH, LdaPublication . Gonçalves, Patrícia Vilhena Soares; Moreira, Jacinta Raquel MiguelO marketing tem um papel essencial na construção e posicionamento do negócio de uma empresa, ajudando-a a atingir níveis excecionais de desempenho. O Plano de Marketing assume-se, neste contexto, como uma ferramenta de criação e concretização de uma vantagem competitiva duradoura e pronunciada. Enquanto ferramenta fundamental do marketing, o Plano de Marketing é parte integrante da estratégia global de uma empresa e o facilitador na concretização das metas propostas, na concretização de melhores desempenhos financeiros. O Plano de Marketing expressa de forma clara e objetiva as escolhas da empresa na alocação dos seus recursos, coordenando atividades em direção daquele que é o propósito maior do marketing: criar, comunicar e entregar serviços de valor acrescentado, rentáveis e de longo prazo com os clientes, parceiros e demais stakeholders, focando sempre o seu resultado na obtenção de vantagens competitivas. Em 18 anos de atividade inteiramente dedicados à área da consultoria financeira e de gestão, a VALOR RH, Lda. não desenvolveu uma estratégia de marketing que a ajudasse a elevar a sua notoriedade. Apesar do cuidado e sensibilidade para construir uma marca forte, as questões do marketing nunca foram a estrutura da sua atuação e o seu crescimento deveu-se sempre ao Word-of-Mouth. Por esta razão foi escolhido como objeto deste projeto a elaboração de um Plano de Marketing para a VALOR RH, Lda. Como objetivo último pretende-se aumentar a notoriedade e poder da marca “VALOR” destacando-a no Top Of Mind dos seus cliente e pesquisas de mercado; fidelizar clientes atuais mantendo a sua lealdade a novos serviços numa perspetiva de crosselling, atrair novos clientes incrementando a quota de mercado regional e setorial e, assim, desenvolver e incrementar a competitividade global da VALOR RH, Lda. Ao longo do trabalho procurou-se estudar e comparar vários autores que delimitam os conceitos integrantes de um Plano de Marketing, como por exemplo o Plano de Marketing em si, segmentação, posicionamento, diferenciação, marketing relacional, marketing de convergência, modelos de operacionalização de um Plano de Marketing, entre outros. A metodologia seguida teve como referência os vários autores, tendo-se optado pela construção de um modelo próprio, adequado à área de atividade, mercado e dimensão da VALOR RH, Lda. A construção do Plano de Marketing resulta da revisão da literatura e da discussão dos diferentes modelos de Plano de Marketing abordados.
- Hybrid Cardiac Telerehabilitation After Acute Coronary Syndrome: Self-selection Predictors and OutcomesPublication . Ferreira, José Bernardo; Cabral, Margarida; Santos, Rita; Ferreira, Marta; Fonseca-Pinto, Rui; Antunes, Alexandre; Januário, FilipaAims: To evaluate the effectiveness of a hybrid cardiac telerehabilitation (HCTR) program after acute coronary syndrome (ACS) on patient quality of life (QoL) and physical activity indices throughout phases 2-3 and establish predictors for hybrid program self-selection. Methodology: This single-centre longitudinal retrospective study included patients who attended a cardiac rehabilitation program (CRP) between 2018-2021. Patients self-selected between two groups: Group 1 – conventional CRP (CCRP); Group 2 – HCTR. Baseline characteristics were registered. EuroQol-5D (EQ-5D) and International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) were applied at three times: T0 – phase 2 onset; T1 – phase 3 onset; T2 – 3 months after T1. Results: 59 patients participated (Group 1 – 27; Group 2 – 32). We found significant between-group differences regarding occupation (p=0.003). Diabetic patients were less likely to self-select into HCTR (OR=0.21; p<0.05). EQ-5D visual analogue scale and IPAQ result significantly improved between T0-T2 only for HCTR (p=0.001; p=0.021). Conclusions: HCTR was superior to CCRP on physical activity indices and QoL of ACS patients.
- O impacto da distância institucional na performance internacional das empresasPublication . Marques, Laura Conceição Barbosa; Reis, Nuno Manuel Rosa dos; Santos, João Neves de CarvalhoA distância institucional determina a extensão das dessemelhanças entre o país de origem e o país de destino (Scott, 1995). As diferenças institucionais apresentam desafios específicos enfrentados pelas empresas, afetando as decisões e ações estratégicas (Kostova et al., 2020). As assimetrias nas distâncias institucionais podem ser categorizadas como distância institucional formal e distância institucional informal. A distância institucional informal representa restrições, códigos de conduta e normas de comportamento, enquanto a distância institucional formal reflete os regulamentos políticos e judiciais e regras económicas, permitindo reduzir a incerteza na interação humana e organizacional (Dikova et al., 2010). O objetivo desta dissertação passa por aferir o impacto da distância institucional formal e distância institucional informal na performance internacional das empresas, principalmente quando se trata de PMEs. A realização desta dissertação teve por base 2740 empresas com sede em países na Europa, América, Ásia, África e Oceânia e com uma subsidiária em Portugal. Através da regressão linear múltipla, foram testadas as hipóteses através de 6 modelos, com o intuito de aferir a relevância das variáveis independentes, distância institucional formal e distância institucional informal na variável dependente, a performance das empresas, bem como a variável moderadora, PMEs. Os resultados demonstram que existe uma relação entre a distância institucional informal e a performance internacional das empresas. Em contrapartida, não se verificou relação significativa das PMEs na relação entre as distâncias institucionais formais e informais e a performance internacional das empresas, influenciada pelas PMEs. Esta dissertação dá o seu contributo à gestão, ao analisar a agregação da interação das PMEs na investigação. Além disso, conseguiu comprovar-se que questões relacionadas com a distância institucional informal tem um efeito positivo na performance, sendo necessário considerá-la nas decisões estratégicas da internacionalização.