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Authors
Abstract(s)
As restrições impostas aos motores Diesel pelas atuais regulamentações necessitaram do desenvolvimento de gerações melhoradas de sistemas de injeção de combustível, constituídos por elementos com tolerâncias de fabrico muito reduzidas, pelo que é necessário que o combustível assegure a proteção contra a oxidação e degradação dos materiais, assim como a lubrificação dos componentes. Atualmente é produzido biodiesel para posterior mistura em percentagens controladas com o gasóleo bruto e são adicionados aditivos para assegurar a qualidade do combustível de modo a manter a fiabilidade dos sistemas.
No âmbito do tema, foi proposto um estudo em que foram escolhidas doze viaturas entre duas empresas, que se enquadram em diferentes classes, Euro 4, Euro 5 e Euro 6. Foram utilizados dois combustíveis para o estudo, gasóleo simples e gasóleo aditivado, com a finalidade de entender a sua influência no consumo de combustível e sistema de injeção. De modo a acompanhar a distância percorrida por cada viatura e proceder ao controlo de manutenções, foi utilizada uma plataforma de monitorização de frotas para aquisição de dados. Os filtros de combustível substituídos durante o estudo foram recolhidos para posterior análise.
Com o aumento da quantidade de biodiesel incorporada no combustível, prevê-se e é aconselhada uma redução do intervalo de manutenção das viaturas. O correto funcionamento do sistema de filtragem do posto de abastecimento mostrou ter grande importância no controlo da qualidade do combustível. Para uma das empresas, nas motorizações Euro 4 e Euro 5, verifica-se que quanto maior a percentagem de gasóleo aditivado utilizado, maior o consumo médio da viatura. Verificou-se um maior número de acelerações e travagens na viatura que circulou mais tempo sem utilização do cruise control.
Foi registado um maior consumo médio para uma das viaturas Euro 6, justificado pela cristalização do pré-filtro de combustível, previamente à distância de substituição do mesmo. Foi observada uma redução no valor do consumo médio semanas após a manutenção, estabilizando num valor aproximadamente 10% inferior. Foi possível afirmar que filtros não OEM apresentam capacidade de filtragem reduzida, relativamente a filtros OEM ou equivalentes. A utilização deste tipo de filtros com biodiesel obriga a reduzir o intervalo de manutenção.
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Keywords
Biodiesel Consumo Diesel Filtro de combustível Frotas Injeção