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Abstract(s)
Esta dissertação tem como objetivo realizar um estudo sobre a compatibilização entre produção fotovoltaica e carregamento de veículos elétricos, tendo como base a existência de uma unidade de pequena produção (UPP), antigamente designada por MicroGeração (legislação de 2007). Pretende-se analisar se a sua conversão para uma Unidade de Produção de AutoConsumo (UPAC), ao abrigo da legislação atual é economicamente viável. Atualmente, com as alterações na legislação, as UPAC podem abastecer diretamente o consumo, armazenar a energia produzida ou vender o excedente de produção à rede.
Várias metodologias de otimização foram analisadas por forma a conciliar a produção fotovoltaica com a gestão do carregamento dos veículos elétricos (VEs). Através de fontes de energia renováveis, por meio de um sistema de autoconsumo fotovoltaico, é possível obter maior aproveitamento, ao utilizar o excedente para o carregamento de baterias e de VEs ou para alimentação de bombas de calor. Os VEs serão o principal caso em estudo de modo a avaliar os impactos económicos, ambientais e na própria rede elétrica. Os VEs incluem veículos elétricos a bateria (BEVs) e veículos híbridos plug-in (PHEVs). Os BEVs podem-se relacionar de diferentes formas com o exterior, desde o veículo para casa (V2H), o veículo para edifícios (V2B) e o veículo para a rede (V2G).
O modelo V2H, numa rede inteligente, juntamente com um sistema fotovoltaico é a solução ótima, pois evidência a melhor economia, as melhores reduções das emissões e consegue contribuir na estabilidade da rede elétrica. Dentro deste modelo, um sistema de autoconsumo apenas é ligeiramente mais vantajoso, logo de seguida um sistema de autoconsumo com o veículo elétrico é dos mais promissores no momento da realização da dissertação e num futuro próximo ainda mais com a espectável diminuição dos preços dos VEs.
Esta dissertação focou-se em converter de uma UPP para UPAC, onde os sistemas de armazenamento estão cada vez mais acessíveis, seja através de armazenamento puro ou para carregamento de VEs.
Description
Keywords
Autoconsumo Impactos económicos Metodologias de otimização Produção fotovoltaica Rede inteligente Redução das emissões Veículos elétricos