Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.57 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Tendo em conta a atual diversidade sociocultural nos territórios
educativos, e de forma a dar resposta às desigualdades sociais
implicadas, o sistema educativo em Portugal prevê uma reforma através
de uma mudança direcionada para uma educação para a cidadania e para
a inclusão social. No entanto, esta é, muitas vezes, uma mudança
ideológica e retórica, que faz manter no quotidiano um ensino dividido
entre a uniformidade e a diversidade, entre a tradição e a modernização.
Este projeto socioeducativo que constitui este relatório de projeto para
o Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social, decorre no
âmbito da componente de atividades de animação e apoio à família que
decorre em diversos estabelecimentos de ensino do pré-escolar,
promovido pela Câmara Municipal de Peniche.
Depois de feito um diagnóstico de forma mediadora, ouvindo os
sujeitos, quer as crianças quer as famílias, bem como da minha
observação participante no terreno, foram detetadas algumas
necessidades no decorrer do ano letivo de 2020/21. Feito o diagnóstico,
foram planificadas atividades no sentido de ultrapassar algumas destas
necessidades, numa planificação que é feita em comunhão e em diálogo
com todos os agentes educativos.
Neste relatório, dá-se ênfase particularmente à revisão da literatura e à
fase do diagnóstico, sendo que os outros capítulos que remetem para a
planificação, avaliação, que só decorrerá no final do ano letivo 2021/22,
estão apresentados com atividades planificadas, apenas, tal como
explico na introdução e capítulos seguintes e serão postos em prática já
depois da entrega deste projeto.
Description
Keywords
Mediação Intercultural Intervenção social Mediação socieducativa Relação escola-familia