Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Projeto socioeducativo de atividades de animação e apoio à família no ensino pré-escolar da cidade de Peniche

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PROJETO FINAL MMIIS.pdf1.57 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Tendo em conta a atual diversidade sociocultural nos territórios educativos, e de forma a dar resposta às desigualdades sociais implicadas, o sistema educativo em Portugal prevê uma reforma através de uma mudança direcionada para uma educação para a cidadania e para a inclusão social. No entanto, esta é, muitas vezes, uma mudança ideológica e retórica, que faz manter no quotidiano um ensino dividido entre a uniformidade e a diversidade, entre a tradição e a modernização. Este projeto socioeducativo que constitui este relatório de projeto para o Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social, decorre no âmbito da componente de atividades de animação e apoio à família que decorre em diversos estabelecimentos de ensino do pré-escolar, promovido pela Câmara Municipal de Peniche. Depois de feito um diagnóstico de forma mediadora, ouvindo os sujeitos, quer as crianças quer as famílias, bem como da minha observação participante no terreno, foram detetadas algumas necessidades no decorrer do ano letivo de 2020/21. Feito o diagnóstico, foram planificadas atividades no sentido de ultrapassar algumas destas necessidades, numa planificação que é feita em comunhão e em diálogo com todos os agentes educativos. Neste relatório, dá-se ênfase particularmente à revisão da literatura e à fase do diagnóstico, sendo que os outros capítulos que remetem para a planificação, avaliação, que só decorrerá no final do ano letivo 2021/22, estão apresentados com atividades planificadas, apenas, tal como explico na introdução e capítulos seguintes e serão postos em prática já depois da entrega deste projeto.

Description

Keywords

Mediação Intercultural Intervenção social Mediação socieducativa Relação escola-familia

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue