Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.22 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O presente relatรณrio foi realizado no รขmbito do mestrado em Educaรงรฃo Prรฉ-Escolar e Ensino do 1.ยบ Ciclo do Ensino Bรกsico, realizado na Escola Superior de Educaรงรฃo e Ciรชncias Sociais do Instituto Politรฉcnico de Leiria. Encontra-se dividido em duas grandes partes que espelham as aprendizagens mais significativas, vividas nos vรกrios contextos de Prรกtica de Ensino Supervisionada.
A primeira parte deste relatรณrio, denominada de dimensรฃo reflexiva, destinou-se ร partilha de experiรชncias vivenciadas nos contextos de Prรกtica Pedagรณgica, nomeadamente Creche, Jardim de Infรขncia e 1.ยบ Ciclo do Ensino Bรกsico. Esta reflexรฃo, teve como finalidade cruzar a realidade vivida em contexto de prรกtica com a literatura relativa a diversos tรณpicos, como o ciclo interativo: observaรงรฃo, planificaรงรฃo, intervenรงรฃo, documentaรงรฃo e avaliaรงรฃo; o espaรงo e o tempo em Creche; a famรญlia em Creche; abordagem de projeto em Jardim de Infรขncia; o jogo enquanto promotor de aprendizagem e a meditaรงรฃo no 1.ยบ Ciclo do Ensino Bรกsico. Estas experiรชncias permitiram-nos olhar para a crianรงa como agente ativo no processo de desenvolvimento e aprendizagem pois, atravรฉs das interaรงรตes com os outros, esta descobre e aprende autonomamente. Percebemos ainda que รฉ fulcral que, educadores e professores, sejam conhecedores dos princรญpios teรณricos no que respeita a cada contexto de forma a que a sua prรกtica seja mais enriquecedora para a crianรงa.
A segunda parte, denominada de dimensรฃo investigativa, diz respeito a um estudo desenvolvido em contexto de Jardim de Infรขncia, no 2.ยบ semestre do mestrado. Esta investigaรงรฃo insere-se num estudo de caso e teve como principal objetivo perceber o impacto da introduรงรฃo de materiais da natureza na รกrea do faz de conta, no jogo dramรกtico da crianรงa. Procurรกmos conhecer a dinรขmica vivida na รกrea do faz de conta com os materiais existentes na mesma, bem como com a introduรงรฃo dos materiais da natureza. De forma a obter dados para futuramente conseguirmos fazer inferรชncias, recorremos ร observaรงรฃo direta e participante, ร s notas de campo e ร s videogravaรงรตes.
Ao analisarmos os dados recolhidos e com a discussรฃo dos resultados, percebemos que as crianรงas, primeiramente, estavam desmotivadas e a sua criatividade no momento do jogo dramรกtico estava bastante comprometida, uma vez que os materiais existentes na รกrea do faz de conta permaneciam inalterados e jรก nรฃo ofereciam muitas possibilidades de exploraรงรฃo. Com a introduรงรฃo dos materiais da natureza, nรฃo sรณ verificรกmos uma crescente motivaรงรฃo em frequentar esta รกrea, como tambรฉm uma ampliaรงรฃo do jogo dramรกtico das crianรงas. Desta forma, verificรกmos um aumento do vocabulรกrio, a complexificaรงรฃo das personagens e aรงรตes; os objetos transformados; a mobilizaรงรฃo de diversos conhecimentos, nomeadamente relativos a processos cientรญficos, ร origem e funรงรฃo dos materiais e a problemas ambientais, bem como ร sensibilizaรงรฃo para o ambiente.
Description
Keywords
Educaรงรฃo Prรฉ-Escolar Ensino bรกsico do 1ยบ ciclo Natureza Jogo dramรกtico