Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.29 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente investigação é fundamentada em estudos académicos de legibilidade nas áreas do Design de Tipografia e da Psicologia. A pesquisa e revisão literária permitiram enquadrar o processo de leitura, providenciando noções sobre o funcionamento dos mecanismos neurológicos envolvidos no reconhecimento de caracteres, e conceitos teórico-práticos do Design de Tipografia. O objetivo foi desenvolver uma metodologia para a exploração de tipos que questionem a legibilidade das formas convencionais das letras. A aplicação deste método a testes de legibilidade, permitiu a construção de um modelo tipográfico reduzido aos traços elementares de reconhecimento da letra.
O modelo expõe os resultados dos testes de legibilidade efetuados a 25 indivíduos. Estes resultados são assim apresentados através de uma família tipográfica que surge como um instrumento de visualização de dados, representando a quantidade de informação necessária para 50%, 60%, 70%, 80%, 90% e 100% dos observadores identificarem cada letra. A análise dos resultados demonstrou que a identificação das letras carece de uma quantidade substancial de área desenhada, o que sugere uma dependência em mais componentes do que seria, à priori expectável. Além disso, as interseções, terminações, curvas abertas para cima e verticais demonstraram ser as componentes mais relevantes no reconhecimento dos caracteres da caixa-baixa.
Description
Keywords
Design gráfico Design de Tipografia Legibilidade Tipografia Reconhecimento das letras Componentes das letras Metodologia de exploração tipográfica Traços essenciais