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- Inteligência emocional e comunicação interpessoal das pessoas com deficiência inseridas no mercado de trabalhoPublication . Nogueira, Marta; Sousa, CéliaO presente artigo versa sobre a inteligência emocional, a comunicação interpessoal e a integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. As pessoas com deficiência enfrentam ainda o preconceito e a discriminação, no que respeita à sua integração no mercado de trabalho. A integração neste meio é vista cada vez mais como um elemento determinante para a inclusão social, a independência económica e a concretização pessoal. Neste âmbito, devido à escassez de estudos existentes e perante a desvantagem vivenciada pelas pessoas com deficiência na inclusão ao mercado de trabalho, procurámos explorar e perceber como é que o mundo organizacional acolhe estes trabalhadores, quais as emoções sentidas e como as gerem no decorrer da jornada de trabalho e, saber ainda como se processa a comunicação neste contexto. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e design de estudo de caso, combinando diferentes técnicas e instrumentos, que permitem a obtenção de dados de diferentes tipos e a hipótese de cruzamento e contraste de informação, a saber: entrevistas e questionários.
- Um percurso de vivências e aprendizagens em Educação de Infância: o estudo dos comportamentos vinculativos em contexto de CrechePublication . Gomes, Rita Santos Redinha; Dias, Maria Isabel Pinto SimõesO presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar, encontra-se divido em duas partes. A primeira parte diz respeito à prática de ensino supervisionada em contexto de creche e a segunda refere-se às experiências vivenciadas em contextos de jardim de infância, jardim de infância I (IPSS) e jardim de infância II (rede pública). Na primeira parte deste relatório, subdividida em três capítulos que organizam a informação apresentada, relatam-se as experiências vivenciadas em creche (apresenta-se a caracterização do contexto e intervenientes, o grupo de crianças e as suas rotinas diárias, as interações estabelecidas e outros assuntos relacionados com o meu processo de aprendizagem) e a reflexão sobre o percurso de aprendizagem de forma reflexiva. Neste capítulo apresenta-se, ainda, o estudo de carácter qualitativo (com evidências quantitativas) que visou identificar os comportamentos vinculativos revelados por três crianças da “Sala das Surpresas”. Os dados recolhidos através de registos videográficos foram sujeitos a uma análise de conteúdo e demonstraram que as crianças em estudo revelaram comportamentos vinculativos com a educadora de infância, a sua figura de vinculação em contexto de creche. Na segunda parte do relatório, subdividida em três capítulos, apresentamse os contextos de aprendizagem relativos às práticas de ensino supervisionadas em jardim de infância I e II, revelando as experiências e as aprendizagens co construídas, especificamente ao longo da realização de projetos com as crianças. Por último, surge a reflexão sobre as experiências vividas nestas duas práticas pedagógicas em contexto de Jardim de Infância, centrando-se fundamentalmente na construção de portfólios individuais de duas crianças.