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- Inteligência emocional e comunicação interpessoal das pessoas com deficiência inseridas no mercado de trabalhoPublication . Nogueira, Marta; Sousa, CéliaO presente artigo versa sobre a inteligência emocional, a comunicação interpessoal e a integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. As pessoas com deficiência enfrentam ainda o preconceito e a discriminação, no que respeita à sua integração no mercado de trabalho. A integração neste meio é vista cada vez mais como um elemento determinante para a inclusão social, a independência económica e a concretização pessoal. Neste âmbito, devido à escassez de estudos existentes e perante a desvantagem vivenciada pelas pessoas com deficiência na inclusão ao mercado de trabalho, procurámos explorar e perceber como é que o mundo organizacional acolhe estes trabalhadores, quais as emoções sentidas e como as gerem no decorrer da jornada de trabalho e, saber ainda como se processa a comunicação neste contexto. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e design de estudo de caso, combinando diferentes técnicas e instrumentos, que permitem a obtenção de dados de diferentes tipos e a hipótese de cruzamento e contraste de informação, a saber: entrevistas e questionários.
- Um percurso de vivências e aprendizagens em Educação de Infância: o estudo dos comportamentos vinculativos em contexto de CrechePublication . Gomes, Rita Santos Redinha; Dias, Maria Isabel Pinto SimõesO presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar, encontra-se divido em duas partes. A primeira parte diz respeito à prática de ensino supervisionada em contexto de creche e a segunda refere-se às experiências vivenciadas em contextos de jardim de infância, jardim de infância I (IPSS) e jardim de infância II (rede pública). Na primeira parte deste relatório, subdividida em três capítulos que organizam a informação apresentada, relatam-se as experiências vivenciadas em creche (apresenta-se a caracterização do contexto e intervenientes, o grupo de crianças e as suas rotinas diárias, as interações estabelecidas e outros assuntos relacionados com o meu processo de aprendizagem) e a reflexão sobre o percurso de aprendizagem de forma reflexiva. Neste capítulo apresenta-se, ainda, o estudo de carácter qualitativo (com evidências quantitativas) que visou identificar os comportamentos vinculativos revelados por três crianças da “Sala das Surpresas”. Os dados recolhidos através de registos videográficos foram sujeitos a uma análise de conteúdo e demonstraram que as crianças em estudo revelaram comportamentos vinculativos com a educadora de infância, a sua figura de vinculação em contexto de creche. Na segunda parte do relatório, subdividida em três capítulos, apresentamse os contextos de aprendizagem relativos às práticas de ensino supervisionadas em jardim de infância I e II, revelando as experiências e as aprendizagens co construídas, especificamente ao longo da realização de projetos com as crianças. Por último, surge a reflexão sobre as experiências vividas nestas duas práticas pedagógicas em contexto de Jardim de Infância, centrando-se fundamentalmente na construção de portfólios individuais de duas crianças.
- New Insights into Immunological Involvement in Congenital Disorders of Glycosylation (CDG) from a People-Centric ApproachPublication . Francisco, Rita; Pascoal, Carlota; Marques da Silva, Dorinda; Brasil, Sandra; Pimentel-Santos, Fernando M.; Altassan, Ruqaiah; Jaeken, Jaak; Grosso, Ana Rita; Ferreira, Vanessa dos Reis; Videira, Paula A.Congenital disorders of glycosylation (CDG) are rare diseases with variable phenotypes and severity. Immunological involvement remains a largely uncharted topic in CDG, mainly due to lack of robust data. To better characterize immune-related manifestations’ prevalence, relevance, and quality-of-life (QoL) impact, we developed electronic questionnaires targeting (1) CDG patients and (2) the general “healthy” population. Two-hundred and nine CDG patients/caregivers and 349 healthy participants were included in this study. PMM2-CDG was the most represented CDG (n = 122/209). About half of these participants (n = 65/122) described relevant infections with a noteworthy prevalence of those affecting the gastrointestinal tract (GI) (63.1%, n = 41/65). Infection burden and QoL impact were shown as infections correlated with more severe clinical phenotypes and with a set of relevant non-immune PMM2-CDG signs. Autoimmune diseases had only a marginal presence in PMM2-CDG (2.5%, n = 3/122), all being GI-related. Allergy prevalence was also low in PMM2-CDG (33%, n = 41/122) except for food allergies (26.8%, n = 11/41, of PMM2-CDG and 10.8%, n = 17/158, of controls). High vaccination compliance with greater perceived ineffectiveness (28.3%, n = 17/60) and more severe adverse reactions were described in PMM2-CDG. This people-centric approach not only confirmed literature findings, but created new insights into immunological involvement in CDG, namely by highlighting the possible link between the immune and GI systems in PMM2-CDG. Finally, our results emphasized the importance of patient/caregiver knowledge and raised several red flags about immunological management.
