Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
9.81 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-
Escolar, encontra-se divido em duas partes. A primeira parte diz respeito
à prática de ensino supervisionada em contexto de creche e a segunda
refere-se às experiências vivenciadas em contextos de jardim de infância,
jardim de infância I (IPSS) e jardim de infância II (rede pública).
Na primeira parte deste relatório, subdividida em três capítulos que
organizam a informação apresentada, relatam-se as experiências
vivenciadas em creche (apresenta-se a caracterização do contexto e
intervenientes, o grupo de crianças e as suas rotinas diárias, as interações
estabelecidas e outros assuntos relacionados com o meu processo de
aprendizagem) e a reflexão sobre o percurso de aprendizagem de forma
reflexiva. Neste capítulo apresenta-se, ainda, o estudo de carácter
qualitativo (com evidências quantitativas) que visou identificar os
comportamentos vinculativos revelados por três crianças da “Sala das
Surpresas”. Os dados recolhidos através de registos videográficos foram
sujeitos a uma análise de conteúdo e demonstraram que as crianças em
estudo revelaram comportamentos vinculativos com a educadora de
infância, a sua figura de vinculação em contexto de creche.
Na segunda parte do relatório, subdividida em três capítulos, apresentamse
os contextos de aprendizagem relativos às práticas de ensino
supervisionadas em jardim de infância I e II, revelando as experiências e
as aprendizagens co construídas, especificamente ao longo da realização
de projetos com as crianças. Por último, surge a reflexão sobre as
experiências vividas nestas duas práticas pedagógicas em contexto de
Jardim de Infância, centrando-se fundamentalmente na construção de
portfólios individuais de duas crianças.
Description
Keywords
Educação Pré-escolar Aprendizagem