Browsing by Issue Date, starting with "2020-04"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A complementaridade de pais e de profissionais na avaliação em Intervenção PrecocePublication . Pereira, Ana Paula Da Silva; Jurdi, Andréa Perosa Saigh; Reis, Helena I. S.O estudo teve por objetivo analisar a convergência entre pais e profissionais relativamente à avaliação da área da interação social em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre três e seis anos, apoiadas pelo sistema de intervenção precoce em Portugal.
- Monocular Camera Calibration for Autonomous Driving — a comparative studyPublication . Martins, Pedro Filipe; Costelha, Hugo; Bento, Luís Conde; Neves, CarlosAutonomous driving is currently a widely researched topic worldwide. With a large research effort being taken by industrial research units in the automotive sector, it is no longer exclusive to academic research labs. Essential to this ongoing effort towards level-5 vehicle autonomy, are the sensors used for tracking and detection, mainly lasers, radars and cameras. Most of the cameras for automotive application systems use wide-angle or fish-eye lens, which present high distortion levels. Cameras need to be calibrated for correct perception, particularly for capturing geometry features, or for distance-based calculations. This paper describes a case-study concerning monocular camera calibration for a small scale autonomous driving vehicle vision system. It describes the fundamentals on camera calibration and implementation, with results given for different lenses and distortion models. The aim of the paper is not only to provide a detailed and comprehensive review on the application of these calibration methods, but to serve also as a reference document for other researchers and developers starting to use monocular vision in their robotic applications.
- Os efeitos da Inteligência Emocional do Gestor de Projeto no Sucesso do ProjetoPublication . Guimarães, Amanda; Carvalho, Henrique Amado; Espírito Santo, Pedro Manuel doA fim de alcançar o sucesso do projeto, a gestão de projetos exige dos líderes, além das suas competências técnicas, a capacidade de adaptação e competências para lidar com pessoas. Num ambiente de trabalho, as relações interpessoais da equipa influenciam o modo como o trabalho é realizado e as decisões são tomadas. Neste sentido, o uso da inteligência emocional é importante para ter consciência e gerir suas próprias emoções e a dos membros da equipa, melhorando a colaboração entre os membros da equipa e a coesão entre eles, e assim aumenta a possibilidade de sucesso no projeto. Esta investigação tem como objetivo o estudo dos efeitos da inteligência emocional do gestor no sucesso obtido nos projetos por si geridos. Para isso, foi construído um modelo de investigação, através da literatura revista que procurou analisar os efeitos da inteligência emocional na colaboração entre os membros da equipa, na coesão da equipa e no sucesso do projeto. Assim, através de uma amostra de 86 gestores de projetos brasileiros e portugueses, os dados recolhidos foram analisados pelo método de modelagem de equações estruturais pelos mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Dos resultados, conclui-se que a consciência das próprias emoções e a consciência das emoções dos outros membros da equipa, influenciam na gestão das próprias emoções e na gestão das emoções dos outros. Além disso, a gestão das emoções dos membros da equipa tem efeito positivo no sucesso do projeto. Os resultados evidenciam também que a coesão contribui para a colaboração entre os membros da equipa e influencia o sucesso do projeto. Deste modo, as organizações devem ter em atenção a importância da inteligência emocional dos seus gestores de projeto pelo que é relevante que os gestores desenvolvam essa competência.