Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Identificação de perfis falsos nas redes sociais

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Atualmente com o constante crescimento das redes sociais e com o papel que desempenham na sociedade, tanto a nĆ­vel social como de negócios, torna-se importante compreender alguns problemas que se tĆŖm vindo a identificar nessas redes. Para os seus utilizadores a sua vida prĆ”tica do dia-a-dia, tornou-se interligada pelas redes sociais. A popularidade das redes sociais acarreta alguns problemas, como por exemplo a possibilidade de expor informaƧƵes pessoais dos utilizadores, a propagação do spam, a exposição a cenĆ”rios de potencial extorsĆ£o e outras atividades relacionadas com o cibercrime. Uma das formas de potenciar estes episódios de cibercrime estĆ” relacionado com a criação de perfis falsos e com a sua utilização em atividades ilĆ­citas e potencialmente lesivas para os utilizadores das redes sociais. No Ć¢mbito deste projeto foi desenvolvido um estudo sobre o funcionamento das redes sociais e dos principais crimes praticados com recurso a perfis falsos, bem como os principais mecanismos existentes para identificar esse tipo de perfis. Este projeto teve como principal objetivo o desenvolvimento de uma metodologia para auxiliar na identificação de perfis falsos na rede social Twitter. Para tal foram identificados vĆ”rios parĆ¢metros relacionados com a conta dos utilizadores nessa rede social e, para cada parĆ¢metro, foi calculado o seu valor ponderado, com base na informação pĆŗblica do perfil em apreciação. O resultado obtido da anĆ”lise de cada perfil permite aferir sobre a probabilidade de o mesmo ser falso, ou nĆ£o. No Ć¢mbito deste projeto foi desenvolvida uma aplicação web que implementa a metodologia definida e calcula a probabilidade de ā€œfalsidadeā€ do perfil. A disponibilidade alargada da aplicação permite a consulta em tempo real e de forma rĆ”pida, em cada momento, do nĆ­vel de ā€œfalsidadeā€ de uma determinada conta. Os testes foram realizados com dois datasets conhecidos e jĆ” publicados, correspondendo a conjuntos de perfis falsos e verdadeiros no Twitter. AlĆ©m de se ter validado a viabilidade da solução e aplicação da metodologia na rede social Twitter, foi possĆ­vel obter resultados promissores atravĆ©s da elevada assertividade, tendo-se registado uma percentagem mĆ©dia de acerto de 94.5%.

Description

Keywords

Redes sociais Perfis falsos Metodologia Twitter

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue