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- O impacto da satisfação do cliente na rendibilidade e liquidez das açõesPublication . Caseiro, Ana Maria Bernardo; Febra, Lígia Catarina Marques; Costa, Magali PedroA satisfação do cliente tem sido amplamente estudada em diversas áreas de investigação científica, nomeadamente na área financeira e de marketing. Existem diversos estudos que comprovaram que o desempenho das empresas com elevada satisfação do cliente tende a ser elevado. A literatura apresenta diversos estudos que analisam o impacto da satisfação do cliente na rendibilidade das ações. No entanto, existe uma escassez de estudos, na literatura, que analisem o impacto da satisfação do cliente na liquidez das ações. Não obstante a escassez de estudos que analisem a relação entre estas duas variáveis, prevê-se que estas estejam relacionadas. Empresas com elevada satisfação do cliente à partida terão maior visibilidade e, de acordo com o enviesamento da disponibilidade, terão maior probabilidade de as suas ações serem transacionadas, o que conduzirá, assim, ao aumento da sua liquidez. Deste modo, o presente estudo visa analisar se o impacto da satisfação do cliente na rendibilidade e liquidez das ações é relevante. As hipóteses formuladas neste estudo permitem contribuir para a literatura de duas formas. Primeiramente, através do estudo da relação entre a satisfação do cliente e a rendibilidade das ações utilizando um modelo diferente. Por último, através do estudo da relação entre duas variáveis ainda não analisadas na literatura (satisfação do cliente e liquidez). O impacto da satisfação do cliente na rendibilidade e liquidez das ações foi analisado recorrendo a dados secundários em painel referentes a 152 empresas, num total de 90 300 e 88 085 observações no estudo da rendibilidade e liquidez, respetivamente. A relação entre a satisfação do cliente e rendibilidade foi analisada recorrendo a uma adaptação do modelo Capital Asset Pricing Model (CAPM). Foram efetuadas três análises de robustez: i) reformulando a variável Dummy de forma a analisar a variação da satisfação do cliente face ao ano anterior no American Customer Satisfaction Indice (ACSI); ii) subdividindo a amostra em oito subamostras por setor; iii) dividindo a amostra em duas subamostras por bolsa de valores onde as ações das empresas estão cotadas. A relação entre a satisfação do cliente e a liquidez das ações foi analisada utilizando o modelo de Tkac (1999) utilizando a medida de iliquidez de Amihud (2002). Neste caso foram realizados quatro testes de robustez: i) estimação do modelo de Tkac (1999) considerando o volume de transações como medida de liquidez; ii) reformulação da variável Dummy que traduz a variação da satisfação do cliente face ao ano anterior no índice ACSI; iii) divisão da amostra por setor de atividade; iv) consideração da bolsa de valores onde as ações das empresas estão cotadas. Os resultados obtidos, tal como advoga o modelo de CAPM, sugerem que a rendibilidade das ações das empresas com baixo nível de satisfação do cliente no índice ACSI tende a variar em consonância com o mercado em todas as análises realizadas. No modelo adaptado do CAPM verificou-se que a sensibilidade da rendibilidade das ações das empresas com elevada satisfação do cliente no índice ACSI é menor face à rendibilidade do mercado do que as empresas com baixo nível de satisfação do cliente no índice ACSI. Os resultados obtidos relativos à rendibilidade anormal não tê significância estatística. Quando se considerou a alteração da satisfação do cliente no índice ACSI face ao ano anterior verificou--se que a alteração do nível de satisfação do cliente no índice ACSI tem impacto sobre a rendibilidade anormal das empresas. Verificou-se ainda que em todos os setores a rendibilidade das ações é influenciada pela satisfação do cliente embora não tenha sido possível corroborar a hipótese formulada devido a falta de evidência estatística que pode ser justificada pela dimensão reduzida das subamostras. Concluiu-se, também, que a bolsa de valores onde as ações das empresas estão cotadas influencia a rendibilidade face à satisfação do cliente. Relativamente à liquidez das empresas, os resultados obtidos indicam que, utilizando a medida de Amihud (2002), as ações das empresas com baixo nível de satisfação do cliente tendem a obter liquidez anormal positiva. Contrariamente quando se considerou o volume de transações como medida de liquidez e quando se considerou a alteração da satisfação do cliente no índice ACSI face ao ano anterior verificou-se que as ações das empresas com baixo nível de satisfação do cliente tendem a obter liquidez anormal negativa. Estes resultados podem ser explicados pelo impacto preço. Não obstante, nestas três análises verificou-se que a liquidez das ações das empresas com baixo nível de satisfação do cliente tende a variar em consonância com a liquidez do mercado. Nos modelos com o volume de transações como medida de liquidez e a alteração da satisfação no índice ACSI verificou-se que as ações das empresas com elevado nível de satisfação do cliente tendem a obter liquidez anormal mais negativa comparativamente com as ações das empresas com baixo nível de satisfação. Verificou-se ainda que a liquidez das ações das empresas é influenciada pela satisfação do cliente. A análise por setor permitiu concluir que o setor influencia os resultados obtidos, tendo-se verificado que as empresas pertencentes ao setor Financeiro e Serviços com elevado nível de satisfação do cliente tendem a obter liquidez anormal superior às empresas com baixo nível de satisfação do cliente no índice ACSI, corroborando a hipótese formulada. O inverso sucede para os setores de Serviços de Utilidade Pública e Bens de Consumo. Na última análise realizada, comparação por bolsa de valores, verificou-se que para ambas as bolsas as ações das empresas com baixo nível de satisfação do cliente tendem a obter liquidez anormal positiva e que a sua liquidez varia em consonância com a liquidez do mercado. Verificou-se também que enquanto na New York Stock Exchange (NYSE) a liquidez anormal das ações das empresas com elevado nível de satisfação do cliente tende a variar em sentido contrário à liquidez anormal das ações das empresas com baixo nível de satisfação do cliente face ao mercado o contrário sucede para a National Association of Securities Dealers Automated Quotations (NASDAQ). Deste modo, a hipótese formulada é corroborada nas ações cotadas na NASDAQ. Por último verificou-se que a liquidez das ações é sensível à satisfação do ciente para ambas as bolsas.
- ANALYSIS OF AN RGBD CAMERA FOR MANHOLE INSPECTIONPublication . Jorge, Filipe Castanheira; Castro, Hugo Filipe Costelha de; Neves, Carlos Fernando Couceiro de SousaAs the service life of ducts and manholes reaches their end, there is a growing need to preserve the structures. In order to prevent casualties and service interruption, more frequent inspections are advised. To this day most of the inspections are still, manually made. These inspectors need to be highly qualified, and the inspections are done in an hazardous environment so, automating the inspection process would lead to a healthier workplace. Given the recent development in RGBD cameras, with smaller size factor, cost, and weight, this project aims to evaluate the application of one of the more recent models in a manhole inspection environment. Several analysis are done to assess the RGBD sensor performance for 3D model reconstruction, including the comparison with a ground-truth 3D model obtained using a laser point profile sensor with an industrial robot.
- Análise de risco de um projeto de investimento por aplicação do Método de Monte CarloPublication . Mónico, Pedro Gaspar; Jorge, Maria João da SilvaNo nosso quotidiano somos confrontados com inúmeras situações de incerteza e risco. O mesmo se aplica na vida das empresas, que estão inseridas num ambiente dinâmico, suscetível a imensas alterações. Assim, e focando a atenção nos projetos de investimento, que revelam uma importância extrema para as empresas, é importante munir os investidores de toda a informação disponível para a tomada de decisão em relação a esses investimentos. Por norma, para efetuar a análise económico-financeira de projetos são utilizados métodos determinísticos, tais como o Valor Atual Líquido (VAL) ou a Taxa Interna de Rendibilidade (TIR). No entanto, estes métodos apenas consideram o efeito da incerteza e dos riscos inerentes às várias variáveis que afetam a rendibilidade do projeto através da taxa de atualização. Neste sentido, é sugerido neste trabalho, que além da análise económico-financeira, seja realizada complementarmente uma análise de risco que permita aferir, entre outras informações, quais as variáveis críticas para o projeto e qual a amplitude de resultados possíveis. Para tal, sugere-se a aplicação da simulação logico-matemática pelo Método de Monte Carlo. Este Projeto sintetiza os passos necessários para a aplicação da simulação logico-matemática pelo Método de Monte Carlo e aplica-a a um caso real com o auxílio do software @Risk. Em resultado desta aplicação, foi possível fornecer importantes elementos para a tomada de decisão, que permitem consciencializar o investidor para os riscos e incertezas inerentes ao projeto e para os possíveis impactos que terão na rendibilidade do mesmo.
- Internship Report : Sustainable Tourism Certification in Tour OperatorsPublication . Machado, Ana Rita Lopes; Oliveira, Fernanda Maria Fernandes; Eurico, Sofia TeixeiraSustainable tourism is a current trend aiming at diversifying and preserving the global tourism industry by involving social responsibility, strong commitment to nature and native integration into any tourist operation or development, which means meeting the needs of the present tourist, whilst protecting and enhancing future opportunities. In a world of overbooking, habitat destruction and ever converging identical tourist products this concept has become a need to be achieved. Many companies have reached towards certifications, for a standardized process in order to best accomplished its goals. Thus, following the internship at Ytravel and involvement in the Biosphere certification process, were chosen to achieve the main objective of this report, which is understand the role of companies in the tour operator level, how they interact with the remaining sectors and their impact, how does the certification impact their protocols and processes and how in turn that effect can affect the rest of the tourism industry. As a means of self-regulation and when correlated with the sustainability concept, certification can be a great way not only of implementing regulated processes to attain a more sustainable system, but also a better way of convey/marketing it to the tourist. As major players in the tourism industry and indeed as collating players between the various tourism sectors and the tourists, tour operator level companies have the market power to drive sustainability further into the industry. This report analyses these concepts, possibilities and processes in order to make a sense of the reality behind the theory.