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- Planeamento e otimização num serviço de gestão após-vendaPublication . Margarido, Rafael Pimpão; Santos, Hélder Manuel Ferreira dos; Teixeira, RuiO presente relatório surge no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Engenharia Automóvel da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Politécnico de Leiria. O estágio decorreu entre os dias 17 de setembro de 2018 e 7 de junho de 2019, no serviço após-venda da Mercedes-Benz Retail (MBR). Os desafios no setor após-venda automóvel levam à necessidade de procurar estratégias sustentadas na melhoria dos serviços e na eliminação de desperdícios, por forma a garantir um adequado planeamento e uma gestão mais eficiente. As atividades desempenhadas no decorrer do estágio incidiram principalmente na aplicação de metodologias associadas ao pensamento Lean de modo a otimizar o serviço após-venda da MBR. As atividades desempenhadas consistiram na identificação de problemas, proposta de melhorias e avaliação da eficácia da implementação das mesmas. Assim, foi possível requalificar a ferramentaria, criar ferramentas de apoio à gestão e reduzir o tempo entre etapas no processo de intervenção no veículo. Adicionalmente, foram desempenhadas outras tarefas que consistiram no acompanhamento e participação nos processos de auditoria interna e externa, gestão de resíduos, entre outras. As atividades desempenhadas contribuíram para a correção de um conjunto de procedimentos, melhoria de indicadores de desempenho, bem como para a otimização do serviço após-venda da MBR a vários níveis. Em suma, o trabalho realizado foi de encontro aos objetivos traçados e proporcionou uma experiência profissional enriquecedora e gratificante.
- Integração de uma solução de e-commerce com software de gestãoPublication . Santos, Fábio Ferreira dos; Martinho, Ricardo Filipe GonçalvesO cenário de crescimento económico e a constante evolução tecnológica obriga a que as empresas de retalho tenham a necessidade de recorrer aos sistemas de informação num âmbito mais abrangente que a tradicional gestão de armazém ou faturação. De outro modo, o volume de negócios adstrito ao comércio eletrónico apresenta um crescimento constante promovido não só pela fixação das empresas de retalho neste meio, mas também fruto do aumento do número de consumidores com acesso à Internet. O caso de estudo abordado neste projeto é o da Planetcascade, uma empresa cuja finalidade é a de comercializar produtos através de uma loja online e marketplaces. Nesse âmbito, a entidade procura uma solução completa de e-commerce integrada com um sistema integrado de gestão empresarial. Este documento aborda todos os passos que conduziram ao desenvolvimento da solução final, que se caracterizou pela criação de aplicações web e web services para suportar a integração de sistemas de informação, bem como facilitar as operações diárias da empresa. Inicialmente é introduzida a temática do e-commerce, descreve-se o problema em estudo e apresenta-se a análise comparativa das soluções de comércio eletrónico existentes no mercado, selecionando a que melhor se adequa às necessidades da Planetcascade. Posteriormente enunciam-se os requisitos funcionais e não-funcionais da solução que servem de base à arquitura geral proposta, seguindo-se a descrição de cada um dos componentes desenvolvidos e a sua relação com os diferentes sistemas de informação. Por fim, faz-se referência às configurações e parametrizações que foram necessárias adotar quer ao nível de servidor, quer na plataforma de e-commerce.
- Melhoria contínua num serviço após-vendaPublication . Monteiro, Helder Jaques Cordeiro; Santos, Helder Manuel Ferreira dosA implementação de uma cultura de melhoria contínua é crucial para a otimização de um serviço após-venda de veículos automóveis. O presente trabalho teve como objetivo principal a aplicação de ferramentas de melhoria contínua no serviço após-venda de uma empresa de venda e reparação de veículos automóveis. Foi efetuada uma revisão bibliográfica das diversas metodologias de melhoria contínua, bem como de estudos antecedentes realizados em contexto prático relacionado com o serviço após-venda de veículos automóveis. São apresentados os serviços prestados pela empresa, o seu layout e a divisão por secções. A apresentação da empresa inclui uma análise SWOT ao seu estado atual. No âmbito do desenvolvimento do presente estudo, foi efetuada uma análise ao estado atual dos processos e procedimentos de trabalho no serviço após-venda, com ênfase na secção de mecânica. Neste contexto, utilizando as metodologias de melhoria contínua foram identificadas oportunidades de melhoria e as respetivas ações com vista à melhoria contínua do serviço prestado na empresa. As conclusões evidenciam os principais contributos do presente trabalho para a melhoria contínua do serviço após-venda da empresa.
- A review on the use of additive manufacturing to produce lower limb orthosesPublication . Alqahtani, Mohammed S.; Al-Tamimi, Abdulsalam; Almeida, Henrique; Cooper, Glen; Bartolo, PauloOrthoses (exoskeletons and fracture fixation devices) enhance users’ ability to function and improve their quality of life by supporting alignment correction, restoring mobility, providing protection, immobilisation and stabilisation. Ideally, these devices should be personalised to each patient to improve comfort and performance. Production costs have been one of the main constraints for the production of personalised orthoses. However, customisation and personalisation of orthoses are now possible through the use of additive manufacturing. This paper presents the current state of the art of additive manufacturing for the fabrication of orthoses, providing several examples, and discusses key research challenges to be addressed to further develop this field.