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- Estudo de Caso: O Papel das Agências de Influenciadores Digitais na Indústria de Serviços em Comunicação e MarketingPublication . Arêz, Ângela Maria Alves; Lourenço, Paulo Filipe de Almeida CravoCom a evolução do mundo digital e das novas tecnologias, vemos uma consequente evolução das estratégias de marketing. Com o marketing digital e as redes sociais, deu-se uma explosão de marketing de influência e de influenciadores digitais. Com os influenciadores digitais, surgem as Agências de Influenciadores, um novo elemento nesta indústria da comunicação, que parecem ter um papel de intermediação e facilitadores da negociação entre influenciadores digitais e marcas. O nosso objetivo principal é compreender um pouco melhor estas empresas, a nossa questão de investigação é: “Qual o papel das agências de influenciadores na indústria de serviços em comunicação e marketing e no desenvolvimento do marketing de influência?”. Através de uma metodologia de cariz qualitativa de estudo de caso, foram entrevistadas 8 agências com diferentes caraterísticas principais e serviços prestados, de modo a termos uma maior variedade de informações, para percebermos o seu funcionamento e como é feita esta gestão de influenciadores digitais e das suas campanhas de marketing de influência.
- Casa MatildePublication . Serrazina, Sofia Ferreira; Lourenço, Paulo Filipe de Almeida Cravo; Gomes, Conceição Ilda da SilvaAbobeleira é uma pequena aldeia, em Trás-os-Montes, a três quilómetros da cidade de Chaves, mas da qual já não tem separação física devido ao crescimento, tanto da cidade, como da aldeia. É uma aldeia caraterística, da zona, com raízes da vida quotidiana ainda bastante visíveis, mas que, pela sua localização de proximidade com a cidade, beneficia de uma grande oferta a nível de Turismo Rural, Cultural, Saúde e Bem-estar/Termal, Gastronómico e de Desporto. Casa Matilde é uma propriedade, nessa aldeia, com o potencial de se tornar um alojamento local, proporcionando um serviço de Bed and Breakfast numa zona enriquecida pela tranquilidade da natureza e pela oferta da cidade de Chaves. Este alojamento pretende proporcionar um serviço de qualidade e familiar e reabilitar essa aldeia típica. No decorrer deste projeto são desenvolvidos o conceito, o plano de marketing e o plano financeiro, de modo a mostrar que este negócio é viável. É mostrado, através dos critérios de rendabilidade, que a Casa Matilde tem potencial para crescer e para fazer novos investimentos no futuro.
- A identidade da cidade enquanto fator determinante da satisfação e lealdade à cidade de SantarémPublication . Marques, Vanda Marisa Gomes Ferreira; Moreira, Jacinta Raquel MiguelNos dias de hoje as cidades competem cada vez mais entre si, com o intuito de atrair investimento e pessoas, o que se traduz num gradual incremento no desenvolvimento do conceito e estratégias de city marketing (Anholt, 2002). Na realidade, o city marketing, é hoje identificado como uma das áreas mais importantes do marketing, sendo considerado como um dos fatores mais importantes na construção de vantagem competitiva de um país. Neste sentido, o objetivo do presente estudo, consiste em analisar a satisfação e lealdade à cidade de Santarém, exaltando como fator determinante a identidade, mensurável por diversos fatores e itens. Neste estudo de carácter quantitativo, transversal e exploratório, foram recolhidos dados do universo de uma amostra com 234 respostas, através da elaboração de um questionário composto por oito variáveis e setenta e seis itens. Os resultados obtidos com a aplicação deste estudo, mostram que o conceito de marketing de cidades pode ser considerado como um construto multidimensional para o desenvolvimento da cidade de Santarém. Os inquiridos identificam-se com fatores determinantes como a paisagem de serviços e a imagem da cidade, da identidade da cidade, como influenciadores da satisfação e lealdade com a cidade de Santarém. Perante os dados adquiridos, e tomando Santarém como uma cidade histórica, cultural e socioeconomicamente emergente, fica claro a urgente necessidade de reestruturação e dinamização de estratégias para a tornar mais competitiva.
- Employer branding – Gestão de talentos estudo de caso na stanton chasePublication . Esperança, Melissa; Marcelino, Neuza Manuel Pereira RibeiroNos dias de hoje, o conceito de employer branding é uma das primazias dos gestores e dos responsáveis de recursos humanos, pois é desta forma que se desenvolve uma marca corporativa e se constrói uma relação ativa entre a empresa e os candidatos. Uma empresa que pretende atingir elevados níveis de lucro e sucesso deve ter como uma das suas prioridades a retenção dos seus colaboradores. O capital humano de uma organização é um ativo de extrema importância, visto que a melhoria de práticas para atrair e reter talentos é uma vantagem em mercados cada vez mais competitivos. A empresa facilitadora do estágio curricular do Mestrado em Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Leiria, é a Stanton Chase. Trata-se de uma empresa na área de recursos humanos que exerce serviços de executive search e que sustenta no seu modelo de gestão o employer branding, prática que será abordada ao longo do relatório. Desta forma, entre setembro de 2018 e janeiro de 2019, será desenvolvido um estudo de caso baseado na observação e nas tarefas realizadas na Stanton Chase, mais especificamente em relação às práticas de employer branding e na gestão de talentos. Com base na literatura e no estudo de caso, serão recomendadas melhorias para a empresa relativamente ao tema em questão. Em síntese, ao analisar toda a revisão de literatura, as entrevistas efetuadas e com a observação ao longo do estágio, será apresentado todo o estudo e análise relativamente ao employer branding e à gestão de talentos na Stanton Chase Portugal. Concluiu-se que a Stanton Chase não apresenta uma estratégia estruturada de employer branding e da gestão de talentos dos colaboradores e possíveis colaboradores da empresa.
- O impacto do conflito trabalho-família no engagement, na intenção de turnover e no desempenho individual dos colaboradoresPublication . Oliveira, Ana Rita Marques; Marcelino, Neuza Manuel Pereira RibeiroA incompatibilidade entre a esfera do trabalho e da família é uma realidade que assola muitos trabalhadores na atualidade. A difícil articulação destes dois domínios conduz à vivência do fenómeno designado por Conflito Trabalho-Família (CTF). O presente estudo tem como objetivo avaliar o impacto que o CTF poderá ter no engagement e no desempenho dos colaboradores, bem como, na sua intenção de turnover. Pretende-se também testar o efeito mediador do engagement na relação entre o CTF e o desempenho, e entre o CTF e a intenção de turnover. Foram inquiridos 167 colaboradores de várias organizações. Os resultados revelaram que os colaboradores que sentem maior CTF apresentam menores níveis de engagement e maior intenção de sair da organização. O CTF não revelou relação com o desempenho. O engagement assume o papel mediador (mediação parcial) na relação entre o CTF e a intenção de turnover. A relevância deste estudo prende-se com as implicações que poderá trazer para as empresas no âmbito da implementação de estratégias de conciliação trabalho-família de forma a reduzir o referido conflito.
- Efeitos da internacionalização, por aquisição,na performance da empresa: um caso de estudo na Gallo Vidro, uma empresa nacional centenária integrada no grupo Vidrala, S.APublication . Couto, Nelson Cintra; Conceição, Joaquim Paulo Cordeiro da
- O papel do empowerment e da comunicação interna na performance dos colaboradores: estudo de casoPublication . Martins, Marta Domingues; Marcelino, Neuza Manuel Pereira RibeiroEste presente estudo de caso tem como principal objetivo dar a conhecer à empresa Usimeca – Metalomecânica, Lda qual a perspetiva dos seus colaboradores relativamente ao empowerment e comunicação interna estabelecida na empresa. No sentido de incrementar este projeto foi adicionada uma nova variável – a performance – que desafiou a gerência a avaliar cada colaborador individualmente e que acrescenta novos objetivos a este estudo. Assim sendo, para além de identificarmos a perspetiva dos colaboradores sobre o empowerment e a comunicação interna, este estudo também tem como objetivo perceber se estas duas variáveis têm uma relação positiva com a performance dos colaboradores. Deste modo, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre as três variáveis em estudo e elaboradas questões e hipóteses de investigação. Para a conclusão do estudo, foram entregues questionários aos 41 colaboradores da empresa para avaliarem o empowerment e a comunicação interna, enquanto a performance dos colaboradores foi avaliada pelas chefias. O tratamento dos dados foi realizado através do software IBM SPSS Statistics e foi possível concluir que: (a) os colaboradores apresentam elevados níveis de empowerment; (b) a comunicação interna apresenta níveis moderados pelo que precisa de ser um ponto a melhorar; (c) o empowerment tem, efetivamente, uma relação positiva com a performance dos colaboradores; (d) e, por último, a comunicação interna não apresenta relação significativa com a performance.
- Estudo da satisfação dos turistas nos alojamentos do destino turístico PenichePublication . Santos, Inês de Oliveira; Fonseca, Júlia Fragoso daAo longo dos últimos anos, o turismo tem-se tornado um dos mais importantes motores de crescimento da economia global, capaz de movimentar milhares de pessoas por todo o mundo. Um destino deve ter em conta todos os requisitos que um turista mais valoriza, sendo que os diferentes tipos de alojamentos turísticos apresentam-se como um dos fatores mais importantes da área do turismo. Nos dias que correm, o turista valoriza cada vez mais uma experiência baseada na satisfação, sendo fundamental conhecer as suas necessidades e desejos, de modo a irmos ao encontro e superação das suas expectativas. O objetivo da presente investigação passa por perceber e identificar se a satisfação alcançada pelos turistas na sua estadia nos alojamentos do destino Peniche, é um fator determinante para a formação de lealdade ao alojamento, da sua recomendação boca-a-boca e da confiança adquirida. Para além do mais, o presente estudo visa contribuir para o desenvolvimento da teoria e da prática relativa à satisfação no turismo. Nesse sentido e com base na informação recolhida através de questionários presenciais, onde a amostra final foi de 175 inquiridos (turistas que ficaram alojados pelo menos uma noite no concelho de Peniche), efetuou-se um estudo empírico, de forma a obter os resultados pretendidos na investigação. As principais conclusões obtidas permitem confirmar a influência positiva da satisfação sobre a formação de lealdade ao alojamento, sobre a recomendação boca-a-boca e, por fim, na criação de confiança.