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- Melhoria da produtividade de uma linha de equipamentos para o fabrico de artefactos de cimento com base no DMAICPublication . Oliveira, Ricardo Jorge de; Ferreira, Irene Sofia Carvalho; Barreiros, Fátima Maria CarvalhinhasA presente dissertação descreve um projeto de melhoria de uma linha de produção de uma empresa da indústria de artefactos de betão. Este projeto, desenvolvido em ambiente industrial, insere-se no último ano do Mestrado em Engenharia Mecânica, especialização em Produção Industrial. O projeto foi desenvolvido na empresa Artecimel de Ruas & Neves, Lda., onde, após uma análise preliminar, foi possível detetar a existência de uma linha de produção que gerava uma elevada quantidade de material não conforme, material este que, embora pudesse ser reaproveitado, obrigava a efetuar paragens sistemáticas da linha, traduzindo-se num desperdício de bens e recursos e numa inevitável diminuição do volume de produção e dos lucros obtidos. A necessidade de melhorar esta linha de produção e de reduzir os custos desnecessários constituíram o fio condutor deste projeto. Deste modo, este estudo incidiu sobre o processo de fabrico de um dos artigos da linha de produção em destaque, em particular um dos artigos mais vendidos pela Artecimel: as manilhas de Ø40 cm. O principal objetivo consistiu na análise da situação existente e na apresentação e implementação de propostas de melhoria, com vista a aprimorar o processo de fabrico destes artefactos de betão e a aumentar a produtividade, nomeadamente por redução dos tempos de paragem. Para tal, recorreu-se à metodologia DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve, Control), que abarca de forma sistemática e estruturada as diversas fases para a compreensão e resolução de problemas. Nas diferentes etapas do DMAIC foram adotadas algumas técnicas típicas do Lean e do Seis Sigma (LSS), tais como, diagrama de causa-efeito, diagrama Spaghetti, eficácia global dos equipamentos (OEE), nível Seis Sigma, entre outras. Como resultado da abordagem adotada, foi possível desenvolver um conjunto de propostas de melhoria, algumas das quais foram implementadas, sendo de destacar o aumento de unidades diárias produzidas de 240 para 309, pelo que os objetivos do presente trabalho foram atingidos. De facto, como a quantidade de artigos não conforme fabricados durante o processo de produção de artefactos de betão foi reduzida em 50%, as paragens da linha de produção diminuíram em 64%, traduzindo-se num aumento direto da produtividade. Foi ainda possível sensibilizar os vários departamentos para a problemática em questão e, principalmente, para a utilização e consciencialização de metodologias de melhoria contínua como o Seis Sigma e os seus respetivos benefícios.
- Aplicación de la herramienta lean VSM como soporte para mejoras en la reparación de tubería de conexiones premiumPublication . Rovalino, Vanessa Fernanda Morales; Siopa, Jorge Miguel Peralta; Correia, Mário António Simões; Salinas, Juan ParedesEl principal objetivo de este proyecto fue el de conocer el estado actual en el servicio de reparación de tuberías utilizadas en la industria petrolera y proponer recomendaciones, basadas en análisis de tiempos y recurriendo a las herramientas lean. El trabajo fue desarrollado en la empresa Sertecpet-Ecuador, indicando oportunidades de mejora en el proceso de reparación de conexiones premium. Las identificaciones de las oportunidades fueron hechas basadas en el pensamiento lean y también herramientas de fabricación con metodología de soporte. Era fundamental en este estudio, conocer bien el proceso de reparación de las conexiones premium que se pretendían estudiar. Después de conocer este proceso, se realizó el mapa de la cadena de valor (VSM) del proceso total, desde la recepción de tubería hasta la liberación con el cliente. Con este mapa se analizó cuidadosamente las herramientas que se aplican para identificar las más importantes para el análisis del proceso. De este modo fue posible identificar las actividades que agregan valor al mismo. Se observaron y analizaron los procesos, subprocesos y operaciones o actividades en las diferentes áreas de trabajo, mediciones de tiempo para recoger informaciones sobre la situación actual e identificación de las actividades que agregan valor y aquellas que no agregan valor al proceso y generan desperdicio. Recurriendo al estudio de tiempos fue recogida información fundamental para conocer el tiempo de ciclo. Se identificaron las actividades que agregan valor y las que representan desperdicio, ese análisis se comparó en términos porcentuales de tiempo. Este estudio concluye que el movimiento de las tuberías durante el proceso es una de las dificultades para este tipo de reparación y por eso deben ser detalladas y replantear todos los movimientos del producto dentro del proceso para evitar los movimientos innecesarios.
- Procesos de mejora continua en la industria papeleraPublication . Cunalata, Lucia Pilar Rivera; Siopa, Jorge Miguel Peralta; Vasco, Joel Oliveira Correia; Salinas, Juan Gilberto ParedesAnte la necesidad de optimizar los procesos, disminuir tiempos, disminuir desperdicios y evitar reprocesos durante la elaboración de cuadernos en la empresa Industrial Papelera Caicedo Miño Cia. Ltda. INDUPAC, surge la idea de aplicar la metodología Lean y sus herramientas, con el fin de tener una mejora continua para sus procesos; para llevar a cabo dicha actividad, en primer lugar se hizo un recorrido por toda la planta conociendo los procesos de elaboración de cuadernos, que incluyen el diseño de la portada del cuaderno, elaboración de la pasta, elaboración de las hojas, ensamble y empaque. Después se aplicó la metodología en la que se realizó una selección de alternativas por medio del método de Holmes, dando como resultado la herramienta Value Stream Mapping VSM, con la que se ejecutó el estudio siguiendo cada uno de los pasos para poder elaborarlo; uno de los pasos fue seleccionar el producto que va a ser analizado dentro de los tres tipos de cuadernos, y en esta resultó ser el cuaderno cosido, se analizó cada proceso con sus respectivas actividades y se realizó la toma de tiempos con la ayuda de un cronómetro; posteriormente con estos datos se logró determinar cuáles fueron los procesos que generan retrasos dentro de la elaboración de cuadernos, permitiendo proponer alternativas de solución para poder cumplir con la demanda diaria. Finalmente se desarrollaron las mejoras propuestas lo cual nos permite disminuir el número de operarios a 15 de 20, eliminar desperdicios de transportes innecesarios, el número de turnos diarios de trabajo bajo a dos de tres, dando como resultado el VSM futuro, que nos ha permitido elaborar una hoja de procesos estandarizada de la elaboración de cuadernos cosidos.
- Strategic marketing on museum audience attraction – a comparative study between Portugal and the UKPublication . Albuquerque, Tiago Pereira de; Rodrigues, Susana Cristina Serrano FernandesMuseums play a key role in society, they present tangible and intangible heritage, embrace cultural trends and educate multitudes worldwide. Museums impact the economy contributing with jobs creation, investments flow and increasing the Gross Domestic Product. The purpose of this study is to investigate how museums attract a wider audience in an ever-changing world. A questionnaire and semi-structured interviews were applied in two organizations in Portugal and in the United Kingdom to verify the strategies used by these organizations to be active and attractive to different types of audience. The findings definitely answer the question in the museum strategic management field, as museums strategically work focused on the public, adopting different strategies to acquire more visitors. Further studies may be developed to investigate museums communications strategies and museum’s indirect influence in the economy.
- Diagnóstico do erro num serviço após-vendaPublication . Almeida, Emanuel Duarte Catarino; Rodrigues, Susana Cristina Serrano FernandesO serviço do após-venda em Portugal está cada vez mais desafiante: com o aumento da competitividade nos mercados, as empresas têm de ser mais exigentes e rigorosas em todos os seus processos, de modo a aproveitar todos os recursos disponíveis. As organizações empresariais têm de procurar novas estratégias e filosofias baseadas na melhoria contínua dos serviços. Para tal, é necessário diagnosticar as falhas que podem causar insatisfação para os clientes e colaboradores da organização. Esta investigação tem como principais objetivos: compreender e identificar a importância do setor automóvel na economia portuguesa; caracterizar a empresa em análise nesta investigação; procurar os melhores métodos para aumentar o índice de satisfação dos clientes; perceber os motivos pelos quais os clientes preferem a empresa; detetar os processos e as ferramentas que podem ser melhorados e otimizados; determinar um método eficaz na prevenção dos erros e desenvolver ferramentas que permitam analisar e corrigir os erros. Posto isto, é feita uma revisão da literatura existente sobre o conceito do erro, os instrumentos para a sua deteção, gestão (análise e correção) e prevenção. De seguida aborda-se a filosofia lean cujo objetivo é a otimização de processos. Assim, pretende-se agilizar o processo da análise de informação, reduzindo a possibilidade de atrasos e minimizando a ocorrência de erros. Foram desenvolvidas e implementadas metodologias que permitem detetar os erros e as suas causas, tais como a elaboração de um questionário, entrevistas e de uma caixa de sugestões. Numa fase final, são analisados os resultados obtidos através das várias metodologias e ferramentas teóricas, assim como novos mecanismos de apoio à gestão e prevenção do erro. Com a adoção da política de gestão do erro, a empresa consegue obter melhores resultados, aumentado a sua performance.