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Abstract(s)
O trabalho teve como objetivo analisar a gestão orçamental e a estratégia de custos como instrumentos valiosos para as empresas no âmbito da tomada de decisões e competitividade das mesmas. “A competitividade, ou a ausência dela, não advém da indisponibilidade tecnológica, nem da qualidade do produto final, mas de outros fatores que continuam pouco controlados pelas organizações, embora estas, duma forma geral, tenham vindo a evoluir para níveis mais elevados de implementação de técnicas e ferramentas de gestão em ligação diretas com as necessidades competitivas”(Dantas & Coelho, 2007).
A gestão orçamental em termos globais caracteriza-se pelo planeamento das atividades de uma organização que se traduz por orçamentos, que são planos de ações que fixam, em quantidades, em valores e em prazo, os meios a utilizar e os rendimentos ou operações a realizar, comparando-se periodicamente aqueles objetivos com os resultados obtidos.
A estratégia de custos elimina as atividades que não contribuem valor à empresa, podendo reduzir custos, e em consequência, reduzir os preços passados para o mercado, ou seja, aos seus clientes e, estará a utilizar, neste contexto, um diferencial significativo com o seu concorrente, obtendo assim uma vantagem competitiva.
Com base numa investigação efetuada à indústria de moldes em Portugal sobre a utilização da gestão orçamental e da estratégia de custos, pretende-se com esta dissertação, para além de descrever os conceitos destas ferramentas de gestão, verificar a importância que as mesmas têm na competitividade das organizações.
Os resultados da análise dos dados confirmam que as ferramentas da gestão orçamental e da estratégia de custos contribuem para a competitividade das empresas.
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Keywords
Gestão orçamental Orçamento Controlo orçamental Estratégia de custos Competitividade
