Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Capacitação e acompanhamento de dirigentes de intervenção social

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese_Válter Pereira.pdf2.34 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Para além de vir a ser objeto de avaliação com vista à obtenção do grau de mestre, o presente projeto tem como meta fomentar uma naturalização gradual, ajustável e consciente do paradigma da interculturalidade nas práticas de intervenção social das instituições do terceiro setor. Como sabemos, em Portugal, juntamente com o estado, a intervenção social é, em grande medida, levada a cabo pelas organizações da economia social. Nesse sentido, creio que será oportuno e pertinente introduzir no debate técnico-científico a aplicação de práticas de direção e gestão que observem e promovam a implementação da mediação intercultural como guia metodológico para uma ação mediadora entre instituições, respostas e projetos sociais e os seus respetivos públicos. Assim, o objetivo centra-se na capacitação e no acompanhamento para a sustentabilidade. Penso que poderemos com facilidade assumir que deste fator depende diretamente a sobrevivência das organizações e a prossecução da intervenção social enquanto objetivo comum de todo o setor. Porquanto, dar voz a quem está no terreno, através da distribuição de um questionário é, necessariamente, o ponto de partida para a construção de propostas de capacitação sobreponíveis com as necessidades identificadas por 210 dirigentes que colaboraram e reponderam a um questionário. As principais áreas, de uma forma inequívoca, apontam para o desenvolvimento de competências de gestão, as quais são cada vez mais indispensáveis para a “boa saúde” das instituições e, consequentemente, para a qualidade dos serviços prestados e para o benefício dos seus destinatários. O desafio que emerge é a elaboração de um plano de formação/capacitação desenhado para dirigentes do terceiro setor, introduzindo uma metodologia de ações de acompanhamento no terreno com vista a facilitar aprendizagens relevantes para as funções de direção e gestão integrados nos princípios orientadores da meta referida inicialmente.

Description

Keywords

Intervenção social Integração social Capacitação

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue