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Authors
Abstract(s)
O setor do Turismo é uma das atividades mais importantes para a economia nacional. O
país apresenta uma enorme variedade de oferta turística, disponível a qualquer visitante.
Atualmente, os turistas permeáveis à facilidade de utilização e conforto recorrem
frequentemente às tecnologias, não só devido aos avanços destas mas também à sua
elevada penetração no quotidiano da sociedade atual. Neste contexto, a opção pela
disponibilização da informação turística online ganha especial relevo. No entanto,
verifica-se que a maior parte da informação online é inexistente, errada, desatualizada
ou dispersa.
Da necessidade de colmatar a lacuna identificada, emergiu uma ideia de negócio, que
pretende facilitar a pesquisa de informação sobre um determinado local ou região do
país.
Uma ideia de negócio é perspetivada como um ato empreendedor. Assim, é importante
analisar o conceito de empreendedorismo e dar-lhe seguimento através da elaboração de
um plano de negócios. Este permite avaliar a viabilidade do negócio, considerando os
potenciais clientes, o mercado, a concorrência e o investimento necessário para colocar
a ideia de negócio em prática.
O presente trabalho, após o processo de revisão bibliográfica sobre o tema do
empreendedorismo e respetivas vertentes, desenvolveu a ideia de negócio relativa a um
projeto empreendedor na área do turismo. O projeto visa a implementação de uma
plataforma online (versão desktop e mobile) que armazene toda a informação turística
sobre uma determinada região de Portugal e permita criar um roteiro com todas as
atividades que possam aí ser desenvolvidas (lazer, alojamento e alimentação).
Adicionalmente, a plataforma contempla ainda a possibilidade de realizar reservas e
marcações em hotéis, restaurantes, como também para eventos culturais na região. Este
modelo de negócio contempla o público-alvo e todos os atores que operam na área do
turismo, que se queiram associar a este projeto.
Como suporte ao projeto foi desenvolvido um estudo quantitativo, baseado em
questionário, e dirigido aos dois públicos da plataforma (utilizadores e parceiros). A análise dos resultados revela que a recetividade à plataforma é aceitável por ambos os públicos, revelando ainda quanto os clientes estão dispostos a pagar para se associarem
ao serviço.
Description
Dissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
Keywords
Empreendedorismo Webmarketing Marketing turístico