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Plano de negócios para a implementação de uma plataforma de turismo online

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O setor do Turismo é uma das atividades mais importantes para a economia nacional. O país apresenta uma enorme variedade de oferta turística, disponível a qualquer visitante. Atualmente, os turistas permeáveis à facilidade de utilização e conforto recorrem frequentemente às tecnologias, não só devido aos avanços destas mas também à sua elevada penetração no quotidiano da sociedade atual. Neste contexto, a opção pela disponibilização da informação turística online ganha especial relevo. No entanto, verifica-se que a maior parte da informação online é inexistente, errada, desatualizada ou dispersa. Da necessidade de colmatar a lacuna identificada, emergiu uma ideia de negócio, que pretende facilitar a pesquisa de informação sobre um determinado local ou região do país. Uma ideia de negócio é perspetivada como um ato empreendedor. Assim, é importante analisar o conceito de empreendedorismo e dar-lhe seguimento através da elaboração de um plano de negócios. Este permite avaliar a viabilidade do negócio, considerando os potenciais clientes, o mercado, a concorrência e o investimento necessário para colocar a ideia de negócio em prática. O presente trabalho, após o processo de revisão bibliográfica sobre o tema do empreendedorismo e respetivas vertentes, desenvolveu a ideia de negócio relativa a um projeto empreendedor na área do turismo. O projeto visa a implementação de uma plataforma online (versão desktop e mobile) que armazene toda a informação turística sobre uma determinada região de Portugal e permita criar um roteiro com todas as atividades que possam aí ser desenvolvidas (lazer, alojamento e alimentação). Adicionalmente, a plataforma contempla ainda a possibilidade de realizar reservas e marcações em hotéis, restaurantes, como também para eventos culturais na região. Este modelo de negócio contempla o público-alvo e todos os atores que operam na área do turismo, que se queiram associar a este projeto. Como suporte ao projeto foi desenvolvido um estudo quantitativo, baseado em questionário, e dirigido aos dois públicos da plataforma (utilizadores e parceiros). A análise dos resultados revela que a recetividade à plataforma é aceitável por ambos os públicos, revelando ainda quanto os clientes estão dispostos a pagar para se associarem ao serviço.

Description

Dissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.

Keywords

Empreendedorismo Webmarketing Marketing turístico

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