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- Desenvolvimento de sensor micro maquinado para medição de forçasPublication . Caseiro, David Filipe de Sousa; Ferreira, Carlos Daniel Henriques; Santos, Sérgio Pereira dosO Projeto usa cada vez mais técnicas e ferramentas de simulação capazes de prever e dimensionar o comportamento dos materiais para a sua vida útil. Contudo a mudança de condições ou estado faz com que a monitorização dos materiais nas condições de trabalho represente uma adicional garantia de fiabilidade e segurança. Essa monitorização é na maior parte dos casos efetuada por sensores, a sua evolução e miniaturização têm desempenhado um papel fundamental no atual desenvolvimento tecnológico. Nos veículos automóveis a integração de micro sensores é responsável pelos baixos consumos, elevadas performances e níveis de segurança atuais. Neste sentido o principal objetivo deste trabalho é projetar um sensor micro para medição de forças podendo ter inúmeras aplicações nomeadamente em componentes estruturais dos veículos. A tecnologia escolhida em que é baseado o micro sensor de força, neste projeto, é a da piezoresistividade, conhecida pela sua linearidade, pouca histerese e possibilidade de integrar nos sensores fabricados por micro maquinagem. Recorre-se ao software "Ansys Multiphysics" para o desenvolvimento e otimização da geometria deste sensor, respeitando as regras de micro maquinagem (Apêndice I). São testadas algumas geometrias encontradas na bibliografia e realizam-se otimizações de modo a melhorar a sensibilidade ao stress. Como resultado deste trabalho é proposta uma geometria que apresenta uma sensibilidade ao stress de 3.5347 mV/V/MPa. Para verificar o método numérico, recorre-se ao método experimental para testar a funcionalidade da geometria proposta numa escala adaptada à utilização com extensómetros, apresentando-se assim o conceito de amplificador mecânico. Diferentes amplificadores são testados por método numérico e experimental, e no final são comparados os resultados. Comprovando-se assim a funcionalidade do sensor proposto para a medição de forças.
- Desenvolvimento de protótipo de motor de combustão interna a hidrogénioPublication . Santos, Rúben Alexandre de Souto; Pereira, João Francisco Romeiro da FonsecaO presente trabalho aborda o conceito de hidrogénio como um combustível. É apresentado um enquadramento da economia de produção e utilização de hidrogénio. Deste é especificado a utilização do hidrogénio em motores de combustão interna. É realizado uma listagem de propriedades do hidrogénio enquanto combustível de forma a poder apurar quais as estratégias de controlo de carga e componentes a utilizar para suprimir os problemas associados ao combustível. Foi realizado uma análise fundamental da velocidade de propagação da frente de chama para se poder compreender quais os parâmetros e fenómenos relacionados com o crescimento da chama em regime laminar e regime turbulento. Foi realizado uma planificação de componentes e infraestruturas necessárias para uma montagem experimental aplicada a um motor de baixa cilindrada e uma simulação para prever a tendência do desempenho do motor de combustão interna quando é realizada a alteração do combustível.
- Despedimento por inadaptaçãoPublication . Carraco, Dulcídea Nogueira; Costa, Ana Isabel LambelhoA dissertação tem o objetivo de analisar e apresentar as principais caraterísticas do despedimento por inadaptação, enquanto despedimento por causas objetivas. Esta modalidade de despedimento surgiu no ordenamento jurídico português como um instrumento para servir as empresas, no sentido de evitar a manutenção de trabalhadores que não se adaptavam às novas tecnologias e, consequentemente, impediam a evolução das empresas. Neste sentido, torna-se relevante iniciar o estudo por uma evolução histórica do tema em estudo, analisando o regime jurídico desde o diploma que esteve na origem do despedimento por inadaptação, o DL n.º 372-A/75, de 16 de julho, até ao mais recente, a Lei n.º 23/2012, de 25 de Junho. A Lei n.º 23/2012, de 25 de Junho, veio seguir a tendência Europeia de flexibilizar os despedimentos, nos quais introduziu a possibilidade de recurso ao despedimento por inadaptação sem que tenham sido introduzidas modificações prévias ao posto de trabalho. Deste modo, é possível proceder ao despedimento por inadaptação de trabalhadores, relativamente aos quais tenham sido introduzidos modificações no posto de trabalho, como também, de trabalhadores em cujo posto de trabalho não tenham sido introduzidas modificações, desde que, preencham, cumulativamente, os requisitos previstos no artigo 375.º do CT e se verifique a situação de inadaptação previsto no artigo 374.º do CT. A escolha do tema desta dissertação tem como principal objetivo o de explorar uma modalidade de despedimento com pouca aplicação prática, e investigar se as alterações agora introduzidas e, acima identificadas, podem tornar este modelo mais popular e com maior aplicabilidade prática.
- O risco operacional nos municípios : qual a relevância do controlo de risco operacional no bom desempenho dos municípios (zonas de Leiria e Santarém)Publication . Silva, Vanessa Manuel da; Guerra, Jaime Manuel Afonso RamosNo contexto atual do País é cada vez mais importante que as organizações sejam cada vez mais exigentes, controladoras e informadas. Ou seja, se as organizações controlarem mais os possíveis riscos que podem ocorrer, poderão vir a conseguir evitá-los e obter melhores resultados. Nesta era tecnológica, tudo muda rápido e as organizações têm de acompanhar e de ter muito mais cuidado. O objetivo desta investigação é compreender se a instituição tiver um maior controlo dos possíveis riscos a ocorrer, se contribui para um melhor desempenho da mesma. O estudo foi baseado numa amostra de 36 municípios (Zona de Leiria e Santarém), em que a informação foi recolhida através dos sites oficiais dos Municípios. Os dados utilizados são indicadores fornecidos em relatórios elaborados pelos Municípios, em que demonstram o cuidado que cada um tem em áreas específicas. Esta investigação é uma investigação original, uma vez que os estudos normalmente efectuados em Portugal são aplicados a empresas, o que faz com que os métodos e resultados mudem, de forma que uma das recomendações de investigações futuras é um estudo mais abrangente e pormenorizado de Municípios Portugueses.
- Arbitragem no âmbito dos serviços mínimos durante a grevePublication . Soares, Andreia Filipa Carvalho; Cebola, Cátia Sofia MarquesA presente dissertação realizada no âmbito do Mestrado em Solicitadoria de Empresa, ministrado pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, no ano letivo 2012/2013, tem como tema a Arbitragem no âmbito dos serviços mínimos durante a greve. O trabalho apresentado está estruturado em três capítulos. O primeiro capítulo aborda a temática dos ADR em matéria laboral. Neste capítulo serão analisados os meios de resolução alternativa de litígios, a negociação, a mediação, a conciliação e a arbitragem. O capítulo II tem como título a Arbitragem laboral – procedimento e constituição do tribunal arbitral. Neste capítulo estudaremos os tipos de arbitragem plasmados no Código do Trabalho e, seguidamente, focar-nos-emos no estudo do Decreto-Lei n.º 259/2009, de 25 de setembro, descrevendo como se constitui o tribunal arbitral no âmbito do CES. No último capítulo deste trabalho, focamos o nosso estudo na arbitragem no âmbito dos serviços mínimos durante a greve tecendo, inicialmente, algumas considerações sobre a greve e analisando, posteriormente, diversos acórdãos sobre o tema em apreço.
- Determinação da aceleração lateral de conforto em curva para veículos automóveis, diferentes condutores e "perfis" de conduçãoPublication . Brás, Marcelo Oliveira; Ferreira, Carlos Daniel Henriques; Neves, Carlos Fernando Couceiro de SousaO crescimento do número de veículos a circular na via pública tem provocado um aumento da insegurança nas estradas em consequência da quantidade de informação a que o condutor necessita de estar atento. De modo a minimizar este facto, os construtores de automóveis têm-se focado no desenvolvimento de sistemas de auxílio ao condutor que têm como principal função simplificar e aumentar o conforto de condução. Os avanços realizados nesta área têm sido elevados, o que permite que a condução autónoma seja uma realidade cada vez mais próxima. Contudo, os sistemas introduzidos apresentam um comportamento automático distante do comportamento dos condutores. Tendo como base os aspetos referidos anteriormente, este trabalho tem como objetivo encontrar uma forma de tornar estes sistemas análogos ao comportamento do condutor, no que diz respeito ao controlo de velocidade em curva. Neste sentido, são realizados estudos das reações de diferentes condutores em situações de condução em ambiente real. Os estudos são realizados num percurso previamente selecionado e num veículo específico, tendo este sido instrumentado para a aquisição das variáveis necessárias, tais como, condições dinâmicas do veículo e aspetos representativos do comportamento do condutor, como atuação de pedais e batimento cardíaco. Posteriormente é realizada a análise dos dados recolhidos de forma a encontrar uma função de controlo para a velocidade do veículo em função das acelerações laterais ou raio de curvatura das estradas.