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Authors
Abstract(s)
O crescimento do número de veículos a circular na via pública tem provocado um aumento
da insegurança nas estradas em consequência da quantidade de informação a que o condutor
necessita de estar atento. De modo a minimizar este facto, os construtores de automóveis
têm-se focado no desenvolvimento de sistemas de auxílio ao condutor que têm como
principal função simplificar e aumentar o conforto de condução.
Os avanços realizados nesta área têm sido elevados, o que permite que a condução autónoma
seja uma realidade cada vez mais próxima. Contudo, os sistemas introduzidos apresentam
um comportamento automático distante do comportamento dos condutores.
Tendo como base os aspetos referidos anteriormente, este trabalho tem como objetivo encontrar
uma forma de tornar estes sistemas análogos ao comportamento do condutor, no
que diz respeito ao controlo de velocidade em curva. Neste sentido, são realizados estudos
das reações de diferentes condutores em situações de condução em ambiente real.
Os estudos são realizados num percurso previamente selecionado e num veículo específico,
tendo este sido instrumentado para a aquisição das variáveis necessárias, tais como, condições
dinâmicas do veículo e aspetos representativos do comportamento do condutor, como
atuação de pedais e batimento cardíaco.
Posteriormente é realizada a análise dos dados recolhidos de forma a encontrar uma função
de controlo para a velocidade do veículo em função das acelerações laterais ou raio de curvatura
das estradas.
Description
Keywords
Comportamento do condutor Condução autónoma Aceleração lateral em curva