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Abstract(s)
A internacionalização tem uma importância crescente para o ensino superior. Devido à
globalização as instituições de ensino superior (IES) estão a actuar num ambiente
crescentemente competitivo. Sinal disso mesmo é o aparecimento dos rankings referentes
às IES e às suas várias dimensões de actuação. Ainda assim, por norma os estudos que têm em conta a internacionalização do ensino superior são fundamentalmente qualitativos, não abordando aspectos quantitativos.
Neste trabalho o objectivo é observar o grau de internacionalização de cada instituição de
ensino superior público portuguesa e ordená-las segundo esse grau, ou seja, elaborando o
seu ranking, fazendo deste um estudo quantitativo. O grau de internacionalização é
estabelecido a partir de três áreas previamente seleccionadas da revisão de literatura: ensino/aprendizagem, cooperação e investigação. Para obtenção dos dados foi realizado um inquérito a 29 instituições de ensino superior público portuguesas, tendo sido obtidas 9 respostas válidas.
Verificámos que a metodologia aplicada dá resultados, sendo possível obter uma
ordenação comparativa do grau de internacionalização. Reconhecemos, porém, que uma das fortes limitações deste estudo foi a reduzida taxa de resposta por parte das instituições.
Complementarmente, e partindo dos resultados obtidos para o indicador de grau de
internacionalização, testámos algumas hipóteses de relação com outras variáveis,
nomeadamente: 1) relacionando a importância atribuída a cada área de internacionalização
com a respectiva colocação nesse ranking; 2) relacionando a antiguidade (variável proxy
da reputação) com a posição no ranking e 3) aferindo se um maior número de protocolos
internacionais resulta num maior número de alunos em mobilidade. Verificou-se apenas
numa das dimensões (mobilidade de estudantes) que as IES que atribuem mais importância
são as que têm valores baixos nessa área; não se confirmou estatisticamente a relação entre a antiguidade das IES e a sua posição no ranking; por fim, comprovou-se que um maior
número de protocolos se traduz num maior número de estudantes em mobilidade. Este
estudo foi um contributo para o estudo da internacionalização do ensino superior tendo em conta uma abordagem quantitativa.
Description
Dissertação de Mestrado em Negócios Internacionais apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
Keywords
Internacionalização Ensino superior Ranking Indicador compósito