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- Notas à margem de um livro de G. Didi-HubermanPublication . Silva, Rodrigo; Gonçalves, Maria MadalenaEste texto tem o seu ponto de partida num diálogo (público) em que participei (que decorreu na Nouvelle Librairie Française, em Lisboa, no mês de Abril de 2010) em torno de alguns livros recentes de Georges Didi-Huberman, com a presença do autor. Interessou-me, em particular, "L’oeil de l’histoire – quand les images prennent position" (2009, Paris: Minuit), que é aquele a que o título alude.
- Notas sobre uma gestão cultural independentePublication . Ambrósio, Daniela; Gonçalves, Maria MadalenaO presente texto é um conjunto de notas sobre o modelo de gestão de arte do espaço "Uma Certa Falta de Coerência", situado na cidade do Porto, e a oportunidade de apresentar algumas reflexões sobre a forma como este espaço se insere no quotidiano dos seus mentores. A reflexão tem como pano de fundo a teorização de Mike Featherstone no que diz respeito à estetização do quotidiano e apoia-se em Jacques Rancière na relação da estética com a política.
- Relação entre o desempenho das organizações e o tempo de mandato (tenure) do Diretor-Presidente: um estudo em empresas brasileiras de capital aberto entre 1999 e 2008Publication . Júnior, Roberto Medeiros; Serra, Fernando Ribeiro; Ferreira, Manuel PortugalEste artigo avalia a relação entre o tempo de mandato do Diretor-Presidente e o desempenho da organização. Testamos empiricamente duas hipóteses numa amostra de 34 firmas de grande porte negociadas na BOVESPA, entre 1999 e 2008. Para entender o desempenho das firmas, examinamos empresas que tiveram apenas um Diretor-Presidente durante o período. A análise permitiu concluir que (1) o tempo de mandato do Diretor-Presidente não está relacionado linearmente com o desempenho da organização, (2) o desempenho das organizações brasileiras perante o tempo de mandato dos seus Diretores-Presidentes tende a seguir uma curva em U-invertido, (3) mesmo em organizações familiares, o comportamento do desempenho assume o formato de U invertido. Isto indica que seria mais prudente realizar a sucessão do Diretor-Presidente quando a empresa inicia o declínio de desempenho.
- Artaud e Brecht : a atração dos opostosPublication . Gonçalves, Maria Madalena; Gonçalves, Maria Madalena
- O que é uma imagem?Publication . Areal, Leonor; Gonçalves, Maria MadalenaO que é uma imagem? É uma pergunta talvez estranha. Todos sabemos o que é uma imagem e facilmente reconhecemos a importância das imagens no mundo de hoje. É precisamente por causa da sua omnipresença que me pareceu interessante colocar esta pergunta e voltar à sua definição elementar.
- As ligações nas artes : a paisagem no campo do escultórico através da fotografiaPublication . Rama, Samuel José Travassos; Gonçalves, Maria MadalenaTratar da relação da paisagem com a escultura no seu campo alargado suscita várias questões. Por que razão a escultura se liga à paisagem, que foi o tema por excelência da pintura ativando preferencialmente o sentido da visão? Como todos sabemos, a escultura mantém uma relação privilegiada com o tato, ou com o tato e a visão em simultâneo, em sentido háptico. O que terá acontecido à escultura para que ela viesse a estabelecer essa relação? Porque é que se fala em escultura se o que temos à nossa frente não passa de uma imagem bidimensional impressa a partir de um fotograma? Que lógicas novas os artistas engendraram? Que vínculo a fotografia mantém com um campo que está em constante expansão? E, por fim, quais os traços dominantes destas formas de expressão do escultórico e como é que os podemos identificar no âmbito alargado da prática da arte contemporânea?
- A pesquisa em administração estratégica nos primeiros anos do século XXI: um estudo bibliométrico de citação e cocitação no Strategic Management Journal entre 2001 e 2007Publication . Serra, Fernando Ribeiro; Ferreira, Manuel Portugal; Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de; Vanz, Samile Andrea de SouzaNeste trabalho examinamos as mudanças intelectuais na administração estratégica pelo uso de análise de citação e cocitação de artigos publicados no Strategic Management Journal (SMJ) entre 2001 e 2007. A intenção é ter acesso aos autores dominantes em administração estratégica para verificar as teorias que predominam e que suportam a pesquisa no início do novo século. Neste trabalho confirmamos que o foco corrente da pesquisa em estratégia ainda possui uma grande influência da Visão baseada nos Recursos (VBR), entretanto detectamos o foco em aspectos internos como fontes ou desafios para a vantagem competitiva das organizações, especialmente no que diz respeito ao conhecimento, à aprendizagem organizacional e à inovação. O trabalho também mostra que a Teoria dos Custos de Transação (TCT) ainda possui forte influência nos trabalhos em estratégia apesar de outros conceitos e visões estarem emergindo.
- Cor : artifícios da cor no design e nas artesPublication . Poeiras, Fernando; Gonçalves, Maria MadalenaBranco, chumbo, cinza, blues, esmeralda, azul cueca, cores políticas, laranja, verde-água, amarelado, azulão, destoar, baio, cores smic, vermelho africano, albino, pastel, paleta bizantina ou egípcia, amizades coloridas, cores dos anos 70, "sangue de boi", luto, prateado, cor ambiente, beringela, o amarelo de Van Gogh, cores nacionais, sensações colorantes de Cézanne e pensamentos coloridos de Malevitch...
- As vozes do performerPublication . Sacramento, Ana; Gonçalves, Maria MadalenaA caracterização vocal da personagem, como qualquer outro processo de representação com características performativas, tem subjacente uma base técnica, que, neste caso particular, é construída a partir da manipulação da configuração do trato vocal, com recurso ao controle neuromuscular das estruturas anatómicas envolvidas. O processo permite ao performer, seja ele ator, cantor ou bailarino, elevada versatilidade e segurança na performance vocal.
- As ligações nas artes performativas : linhas, lugares comuns e qualidades da experiência no aqui e agoraPublication . Guerreiro, Nelson; Gonçalves, Maria MadalenaNas artes performativas, as ligações entre o ator/bailarino/ músico/performer e os espectadores são permanentes. Mesmo antes do ato performativo, é, desde logo, estabelecido um elo através de estratégias de comunicação promocionais que divulgam a sua realização e que disponibilizam informação sobre o ponto de partida, processos criativos, conteúdos, intenções, efeitos e questões de determinada ação performativa.