Browsing by Author "Viegas, Filomena"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A deixis como ferramenta de análise do texto literárioPublication . Jorge, Noémia de Oliveira; Viegas, Filomena; Clemente, Lurdes; Castelão, Maria Manuela; Almeida, Paulo Duarte deApresentamos, neste texto, uma breve reflexão sobre a forma como a deixis pode ser encarada não (apenas) como mero conteúdo gramatical a abordar explicitamente nas aulas de Português do 11.º ano de escolaridade, mas também como “ferramenta” a ser colocada ao serviço da análise de textos literários contribuindo para o desenvolvimento da competência de leitura literária1. Assim, num primeiro momento faremos um breve enquadramento teórico do fenómeno da deixis. De seguida, evidenciaremos as potencialidades didáticas desta noção teórica, recorrendo, como exemplo, ao soneto camoniano “Tanto de meu estado me acho incerto”.
- Ensinar a resumir desde o 1.º ciclo: uma sequência didática para E@ DPublication . Sousa, Maria Vitória; Viegas, Filomena; Jorge, Noémia de Oliveira; Liberal, Ana Cristina; Mata, Carla; Martins, Helena; Pires, SóniaComo planificar sessões de trabalho adaptando-nos ao contexto educativo atual? Este foi o desafio que aceitámos, durante a construção da sequência didática que apresentamos neste número da Palavras revista em linha, e que nos conduziu à identificação de alguns dos problemas que se levantam aos professores na criação de situações de aprendizagem, em trabalho síncrono ou assíncrono, numa prática de Ensino a distância (E@D). Servimo-nos, como ponto de partida, de materiais usados, recriados em situação de formação, considerando que desta forma se iriam reproduzir os procedimentos mais comuns adotados pelos professores na situação atual de planificação das sessões de trabalho em E@D, ou seja, fazendo uma adaptação dos materiais e metodologias que lhe são habituais em sala de aula presencial. Elegemos o resumo como conteúdo e treinámos as estratégias de redução de texto no 1.º ciclo, como fase de iniciação. Trabalhámos os processos de compreensão global do texto, os macroprocessos. Estes processos orientam-se para a compreensão do texto no seu todo, compreendem a identificação das ideias principais e a utilização da estrutura do texto.
- Ler e apreciar um texto poético: relato de uma experiência de E@D no 2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Jorge, Noémia de Oliveira; Sousa, Maria Vitória de; Viegas, FilomenaApresenta-se, neste artigo, o relato de uma experiência de Ensino realizada com uma turma de 6.º ano de escolaridade (2.º Ciclo do Ensino Básico), centrada na leitura e apreciação do texto poético “Lágrima de preta”, de António Gedeão. Trata-se de uma sequência desenvolvida em aulas síncronas, estruturada em duas etapas, a primeira focada na compreensão do poema, a segunda, no relacionamento do poema com outras formas de manifestação artística de e na produção textual como modo de construção de conhecimento, compartilhamento de sentidos e expressão de mundividências pessoais.
- Sequência de aprendizagem em cursos profissionaisPublication . Carmona, Diana; Alves, Dina; Viegas, Filomena; Sousa, Maria Vitória de; Jorge, Noémia de OliveiraA ficha pedagógica deste número da Palavras é fruto de trabalho conjunto desenvolvido no contexto da ação de formação “Supervisão em Português nos 1.º, 2.º e 3º ciclos do Ensino Básico”. Esta ação da APP foi realizada na Casa Pia de Lisboa, no início do ano letivo de 2017/2018, e as sequências didáticas produzidas pelas docentes dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos, nos CED com ensino regular, depois dos necessários ajustamentos, integraram a secção Fichas Pedagógicas do último número da Palavras, o n.º 52-53. Nessa secção, procurou-se reproduzir a maioria dos trabalhos desenvolvidos nos diferentes CED, pelas docentes que tinham participado na ação de formação. Nesse sentido, procedeu-se à apresentação integral de três sequências, as que foram objeto de observação partilhada em sala de aula, e à apresentação sumária das restantes cinco sequências produzidas.