Browsing by Author "Santos, Vasco"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Análise da oferta de enoturismo da região TejoPublication . Santos, Vasco; Santos, Eulália; Oliveira, Simão; Caldeira, Ana; Martinho, FilipaO enoturismo é um dos produtos turísticos que mais se tem desenvolvido nas últimas décadas a nível mundial, sendo uma área que requer uma constante investigação e monitorização, por forma a adequar a oferta à evolução da procura. Este estudo, inserido no projeto de investigação científica, "Wine Experience and Sensations: Wine Heritage & Culture Explorer in Tejo Region", tem como propósito analisar a oferta de enoturismo da região Tejo, através da identificação, reconhecimento e levantamento das estruturas ou condições existentes em cada uma das unidades de enoturismo da região, certificadas pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo). A metodologia usada foi baseada num formulário de identificação da oferta do enoturismo do Tejo realizado pela CVR Tejo, aplicada aos responsáveis das unidades de enoturismo em estudo, obtendo-se uma amostra por conveniência no total de 26 unidades de enoturismo. A análise estatística foi realizada com recurso às técnicas de estatística descritiva, através do software IBM SPSS Statistics 25. Concluiu-se que as quintas de enoturismo da região Tejo cumprem os requisitos ao nível dos serviços básicos requeridos numa unidade de enoturismo, isto é, todas efetuam provas de vinho e circuito de visitas à adega e a maioria disponibiliza o circuito de visitas às vinhas, o que vai de encontro aos dados do Turismo de Portugal, no que se refere às atividades mais procuradas por enoturistas.
- Developing a wine experience scale: A new strategy to measure holistic behaviour of wine touristsPublication . Santos, Vasco; Ramos, Paulo; Almeida, Nuno; Santos-Pavón, EnriqueThis study develops a scale to measure wine tourism experiences and was tested in Portugal, in two of the main wine tourism centres: Porto and Madeira. The wine experience scale combines experience traits with the traditional approach to scales related to wine tourism. The development of the scale follows the most recognised validated procedures. Data were collected from a total of 647 international wine tourists in the wine cellars of the two main fortified wine tourism regions visiting areas: Porto and Madeira. Structural equation modelling (SEM-AMOS) was used as the main analysis and validation tool. The resulting 18-item wine experience scale comprises four major dimensions: (1) Wine storytelling, (2) wine tasting excitement, (3) wine involvement, and (4) winescape. All these showed reliable and validated indicators. This new scale presents a valid new tool to better measure and evaluate experiences in a wine tourism setting. This study o ers a broad range of use for academics, managers, planners, and practitioners. It shows how a new measurement tool focused on the wine tourism experience in terms of several outcomes and applications, addressing important practical managerial implications, can have an impact on academic research. Most previous tourism scales still fail to measure the specifics of wine settings. This is the first scale that comprises the dimensions of experience with wine senses, applied in a relevant wine destination where research is still limited. The results are relevant in boosting the increasingly recognized awareness of Portugal as wine tourism, as well as bringing experience scales to the body of knowledge.
- A importância e a prática da formação profissional na performance técnica dos formandos no tecido empresarialPublication . Santos, VascoO presente relatório de estágio insere-se na importância, emergência e na diferenciação que a formação profissional assume em Portugal, designadamente na Escola Profissional da Nazaré (EPNazaré), no que concerne ao seu caráter funcional e também à sua extrema importância atualmente, aliado à prática da formação profissional, analisando a performance técnica dos formandos no tecido empresarial. Procurou-se apresentar teorias de especialistas da área, no sentido de elaborar a contextualização da evolução histórica do ensino, nesta modalidade em que se insere a componente técnica e profissional, característica ímpar do ensino profissional. A prática do estágio compreendeu um conjunto de tarefas inerentes à lecionação da formação profissional, destacando-se a elaboração das planificações e cronogramas, indissociáveis à preparação da formação, quer ainda à administração da formação propriamente dita, salientando-se efetivamente, as atividades de natureza pedagógica e prática no contexto da formação, concretamente na área do marketing e do turismo e a não menos importante, orientação de estágios. Foi privilegiado o inquérito por questionário, a fim de ser aferido o desempenho prestado ao longo do estágio, por forma a saber qual a opinião dos alunos quando confrontados com a qualidade, rigor e exigência por parte do formador estagiário. Com este estudo pretendeu-se analisar todos os elementos que direta e indiretamente interagem com a prática da formação profissional nos cursos profissionais de nível secundário, designadamente nos cursos técnicos de organização de eventos, curso técnico de turismo e ainda, no curso técnico de comunicação: marketing, relações públicas e publicidade, bem como o know-how evidenciado na formação em contexto de trabalho/estágio, e a consequente preparação para o ingresso no mercado de trabalho. Avultou-se o facto de que tanto os alunos como os docentes, terem consciência que o ensino profissional pela sua essência, prepara os alunos para que se tornem trabalhadores ativos e especializados numa determinada área.
- Wine tourist profiling in the Porto wine cellars: segmentation based on wine product involvementPublication . Santos, Vasco; Ramos, Paulo; Almeida, Nuno; Marôco, João; Santos-Pavón, EnriqueThis paper segments a sample of 918 Porto wine cellars visitors based on their wine product involvement. A segmentation methodology was applied to the wine product involvement of wine tourists. Three clusters were identified with high, medium and low wine product involvement levels. The relevant theoretical contribution of this study was to provide new evidence of segmentation based on product involvement studies in the wine tourism market field in an area were empirical studies still remain scarce. The findings offer managerial implications regarding the wine tourists’ identification and how to better adapt the visits. This is also the first study demonstrating wine tourist profiling and segmentation specifically applied to involvement with the Porto wine product.