Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.68 MB | Adobe PDF | |||
Apêndices e Anexos | 7.31 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório de estágio insere-se na importância, emergência e na diferenciação que a formação profissional assume em Portugal, designadamente na Escola Profissional da Nazaré (EPNazaré), no que concerne ao seu caráter funcional e também à sua extrema importância atualmente, aliado à prática da formação profissional, analisando a performance técnica dos formandos no tecido empresarial.
Procurou-se apresentar teorias de especialistas da área, no sentido de elaborar a contextualização da evolução histórica do ensino, nesta modalidade em que se insere a componente técnica e profissional, característica ímpar do ensino profissional.
A prática do estágio compreendeu um conjunto de tarefas inerentes à lecionação da formação profissional, destacando-se a elaboração das planificações e cronogramas, indissociáveis à preparação da formação, quer ainda à administração da formação propriamente dita, salientando-se efetivamente, as atividades de natureza pedagógica e prática no contexto da formação, concretamente na área do marketing e do turismo e a não menos importante, orientação de estágios.
Foi privilegiado o inquérito por questionário, a fim de ser aferido o desempenho prestado ao longo do estágio, por forma a saber qual a opinião dos alunos quando confrontados com a qualidade, rigor e exigência por parte do formador estagiário.
Com este estudo pretendeu-se analisar todos os elementos que direta e indiretamente interagem com a prática da formação profissional nos cursos profissionais de nível secundário, designadamente nos cursos técnicos de organização de eventos, curso técnico de turismo e ainda, no curso técnico de comunicação: marketing, relações públicas e publicidade, bem como o know-how evidenciado na formação em contexto de trabalho/estágio, e a consequente preparação para o ingresso no mercado de trabalho.
Avultou-se o facto de que tanto os alunos como os docentes, terem consciência que o ensino profissional pela sua essência, prepara os alunos para que se tornem trabalhadores ativos e especializados numa determinada área.
Description
Dissertação de Mestrado em Marketing e Promoção Turística apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria
Keywords
Ensino profissional Escolas profissionais Formação Alunos Professional teaching Professional schools Instructor Students