Browsing by Author "Rodrigues, Sara"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Interfaces de acesso ao computador para pessoas com limitações motoras: um estado da artePublication . Freitas, Daniel; Rodrigues, Sara; Ribeiro, Jaime; Décio Nascimento Guimarães; Douglas Christian Ferrari de Melo; Ribeiro, Jaime MoreiraIntrodução Na última década, ocorreu um considerável aumento na utilização de ferramentas digitais para a comunicação, trabalho, educação, socialização e mesmo a gestão da vida diária (saúde, compras, transportes, pagamentos, etc.), entre outras. Todavia, aceder a essas plataformas é frequentemente um desafio para algumas pessoas consideradas com funcionamento normal. Pessoas com funcionamento atípico motor, e que se deparam-se com desafios físicos graves, podem mesmo não conseguir qualquer tipo de interação e verem-se impossibilitadas de comunicar, socializar, trabalhar e aprender (Kyung; Park, 2020; Trewin et al., 2019).
- Tecnologias de Apoio e Diversidade Funcional: Contributos para uma Educação Acessível e InclusivaPublication . Ribeiro, Jaime; Bento, Lúcia; Faria, Graça; Silva, Sílvia; Rodrigues, Sara; Azevedo, Luís; Abreu, TiagoA educação do(a)s aluno(a)s que apresentam diversidade funcional é um desafio frequente. As limitações funcionais emergem e devem ser colmata- das com maior brevidade para não constituírem impedimento à aprendizagem. As Tecnologias de Apoio, com serviços especializados na avaliação e aconselhamento de Produtos de Apoio, assumem-se como cruciais para aquele(a)s com padrões atípicos de funcionamento. Todavia, a própria escola, enquanto instituição, deve estar capacitada de recursos competentes, ambientes acessíveis, currículos e atividades universalmente desenhados para se acomodarem às competências diversas do(a)s aluno(a)s em situação de vulnerabilidade. Este capítulo tenta sumariar um conjunto de tecnologias disponíveis como resposta à diversidade funcional. Almeja apresentar um conjunto de linhas orientadoras, prático e de fácil consulta, para quem procura as opções possíveis para o seu/sua aluno(a) e que necessita destas acomodações para tornar possível a participação na sua aprendizagem.
- Tecnologias de Apoio na diversidade funcional no ciclo de vidaPublication . Azevedo, Miriam; Rodrigues, Sara; Ribeiro, JaimeIntrodução O ser humano no seu ciclo de vida alterna ocupações, papéis, e contextos ambientais, o que subsequentemente influencia as atividades significativas. Decorrente do desenvolvimento e das exigências ambientais, assim como das expectativas para qualidade de vida, as necessidades pessoais diferem com o progredir da idade.