Browsing by Author "Rodrigues, Luís Filipe"
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- Incubadora de Inclusão: a importância da inclusão familiar, escolar e social no desenvolvimento da criançaPublication . Barreto, Antónia; Sousa, Célia; Santos, Filipe; Ferreira, Guilherme; Rodrigues, Luís Filipe; Catarino, MargaridaEste artigo apresenta um estudo feito em 2013, cofinanciado pelo Instituto Nacional de Reabilitação I.P, que, procurando conhecer a cultura de inclusão de Alcobaça, procurou conhecer o quanto 2 atores fundamentais na educação da criança - famílias e educadores promoviam a sua inclusão social. Foram estudadas as famílias e educadoras de infância de –0 crianças que são alvo de Intervenção Precoce na Infância (IPI). Os resultados parecem apontar para algumas dimensões que necessitam de ser mais trabalhadas pelos técnicos de IPI e auxiliar que famílias e educadores possam articular os seus papéis para ser complementados.
- Incubadora de inclusão: funcionalidade e medidas educativas no concelho de AlcobaçaPublication . Barreto, Antónia; Santos, Filipe; Ferreira, Guilherme; Rodrigues, Luís Filipe; Vicente, Sofia Manuela Gomes; Santos, Maria JoãoEste artigo apresenta um estudo feito em 2013, cofinanciado pelo Instituto Nacional de Reabilitação I.P, que, procurando conhecer a cultura de inclusão do concelho de Alcobaça e, em particular, a criação de uma escola inclusiva, procurou conhecer em que medida os Programas Educativos Individuais (PEI) traduzem a avaliação realizada de acordo com a Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) da Organização Mundial da Saúde. O estudo incidiu sobre 1—0 alunos abrangidos pelas medidas educativas previstas no DL 3/200‘ no ano letivo de 2011/2012. Os resultados apontam para algumas incoerências quer na criação dos perfis de funcionalidade quer nas medidas educativas atribuídas em função desses perfis.
- Incubadora de inclusão: inclusão de crianças com deficiências na escola - perceções dos encarregados de educaçãoPublication . Barreto, Antónia; Sousa, Célia; Santos, Filipe; Ferreira, Guilherme; Rodrigues, Luís Filipe; Catarino, Margarida; Reis, SusanaEste estudo procurou conhecer a opinião de pais e encarregados de educação sobre a realidade das escolas inclusivas. O estudo decorreu em 201– e implicou “3— inquiridos das escolas dos concelhos de Alcobaça e Porto de Mós. Os resultados obtidos indicam que a maior parte dos inquiridos considera que a inclusão favorece a aquisição de valores pessoais e sociais em todos os alunos e são favoráveis ao ensino diferenciado. Já em relação ao desenvolvimento das aprendizagens, manifesta insegurança que vai diminuindo com o nível de escolaridade dos filhos. Esta insegurança assume valores mais elevados em pais e encarregados de educação com níveis de escolaridade mais baixos.