Browsing by Author "Pedro, Neuza"
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- Faculty and student perceptions of the use of web 2.0 tools to develop communication skills in EnglishPublication . Chagas, Laura Vala; Pedro, NeuzaAs the use of Web 2.0 proves to be beneficial in foreign language learning contexts, this quantitative study focuses on the use of Web 2.0 tools for the development of communication skills in English, specifically in higher education. In order to investigate the participants’ perceptions, 341 undergraduate students and 70 faculty members from Portuguese higher education institutions responded to an online survey. They were asked to associate a list of Web 2.0 tool types with the communication skills that they believed could be developed in English language learning. The general results from both groups show that video sharing tools (for listening and speaking) and presentation tools (for reading and writing) are the ones that the respondents consider to be the most used in class. A deeper analysis allows us to identify other tools that are mostly used in face-to-face and distance learning contexts. We suggest that this list can work as a guideline for faculty members in their practice.
- Ferramentas Web 2.0 para desenvolver competências em língua inglesa no Ensino Superior: Perspetiva dos estudantesPublication . Chagas, Laura; Pedro, NeuzaEsta comunicação apresenta alguns dos resultados preliminares de um questionário aplicado a estudantes do ensino superior português, a nível universitário e politécnico, com o objetivo de se investigar, neste caso, a forma como certas tipologias de ferramentas Web 2.0 são utilizadas em unidades curriculares de língua inglesa, para desenvolvimento de competências de compreensão e expressão oral e escrita. Tendo por base uma metodologia de teor quantitativo e cariz descritivo, os dados foram recolhidos através de um questionário online em dois períodos diferentes: no segundo semestre de 2016/2017 e no decorrer do primeiro semestre de 2017/2018. Foram inquiridos 341 estudantes, no total, provenientes de 17 instituições diferentes. Os resultados mostram que o índice mais elevado de utilização das ferramentas foi o correspondente à compreensão escrita, enquanto o mais reduzido foi atribuído à expressão oral. Além disso, especificamente em relação às tipologias de ferramentas web, o item ‘partilha de vídeo’ foi associado sobretudo às competências de compreensão e expressão oral, ao passo que, para o desenvolvimento das componentes de compreensão e expressão escrita, o item ‘apresentação e partilha de informação’ foi aquele que recolheu um índice mais elevado de utilização.
- A integração da tecnologia no ensino de língua inglesa no Ensino SuperiorPublication . Chagas, Laura; Pedro, NeuzaEsta comunicação visa apresentar os primeiros resultados de um estudo em que se analisam as atitudes e as práticas de utilização da tecnologia no ensino da língua inglesa no contexto do ensino superior, designadamente nas atividades de desenvolvimento de competências de comunicação oral e escrita. Para tal, foram inquiridos os docentes de língua inglesa do ensino superior português, a nível universitário e politécnico, através de um questionário que permitiu recolher informação acerca das atitudes e uso da tecnologia; utilização de plataformas, ferramentas, recursos e aplicações; ferramentas Web 2.0 utilizadas e sua associação com o ensino das competências de compreensão e expressão oral e escrita. Foram, ainda, recolhidos dados sobre o uso de tecnologias na avaliação. Os dados foram recolhidos em 2015/2016 junto de 46 professores e os resultados encontrados indiciam uma elevada recetividade ao uso da tecnologia, sendo que os docentes manifestam, de forma geral, uma atitude favorável às TIC. O Moodle aparece como a plataforma mais utilizada pela maioria dos participantes, sendo o computador sinalizado como recurso mais comum. Relativamente às ferramentas Web 2.0 mais utilizadas para desenvolvimento das competências de compreensão e expressão oral e escrita, os índices médios mais elevados remetem para as componentes de escrita. A abordagem metodológica mais utilizada é a aprendizagem baseada em projetos. No que respeita à avaliação com recurso às TIC, elemento que não parece recolher tanta concordância entre os participantes, o instrumento mais utilizado é o quiz online com questões em formato de escolha múltipla.
- Língua inglesa e tecnologia no ensino superior: regime presencial vs a distânciaPublication . Chagas, Laura; Pedro, NeuzaA tecnologia oferece novas potencialidades no que respeita ao ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, pelo que, nesta comunicação, apresentamos os resultados de um questionário aplicado a docentes de língua inglesa provenientes de instituições portuguesas de ensino universitário e politécnico no ano letivo de 2015/2016. O objetivo deste estudo prende-se com a identificação de práticas de docência ao nível do ensino superior, considerando o facto de alguns cursos se encontrarem hoje a ser ministrados na modalidade online e a escassez de dados acerca desta nova realidade. Foram, portanto, considerados os seguintes tópicos à luz da distinção entre os regimes presencial e a distância: atitudes e uso da tecnologia, ferramentas e recursos; ferramentas web 2.0 utilizadas para o desenvolvimento de competências de compreensão e expressão oral e escrita; avaliação com recurso à tecnologia. Trata-se de um estudo de cariz quantitativo e teor descritivo que se enquadra num projeto de doutoramento e os dados foram recolhidos a partir de um questionário online. Os resultados apontam para uma certa recetividade dos docentes em relação à tecnologia na sua prática de ensino da língua inglesa. O computador é o recurso mais utilizado em ambos os regimes e pode concluir-se, ainda, que não se registam diferenças significativas entre o presencial e o ensino a distância. Relativamente às ferramentas web 2.0, são utilizadas principalmente para o desenvolvimento das competências de escrita no regime presencial e de leitura no ensino a distância. Os respondentes não recorrem com frequência à tecnologia em contextos de avaliação; contudo, o instrumento mais utilizado neste âmbito é o quiz online de escolha múltipla. Em suma, pode concluir-se que os docentes utilizam a tecnologia na sua prática docente com alguma frequência. Encontram-se resultados na literatura que atestam esta recetividade, ainda que não exatamente no contexto do desenvolvimento de competências de comunicação no ensino superior. O facto de o computador ser o recurso mais utilizado em ambos os regimes mostra que as tecnologias móveis não são ainda utilizadas a este nível. Além disso, o uso de ferramentas web 2.0 usadas sobretudo para o desenvolvimento de competências de leitura e escrita em ambos os regimes parece apontar para uma certa desatenção em relação ao desenvolvimento de competências de compreensão e expressão oral. Preconiza-se, todavia, que a tecnologia pode desempenhar um papel importante no equilíbrio de todo este processo.
- Satisfação docente e discente nos regimes presencial e a distância : estudo comparativo no contexto do Ensino Superior PolitécnicoPublication . Chagas, Laura Vala; Pedro, NeuzaEste artigo incide sobre a temática da satisfação dos estudantes e docentes do ensino superior, numa perspetiva comparativa da análise entre os regimes presencial e a distância. Através de um estudo de matriz quantitativa, de teor descritivo-correlacional, procura-se saber (i) quais os elementos que mais contribuem para a satisfação discente em ambos regimes e quais as diferenças encontradas nos dois, (ii) que fatores mais significativamente concorrem para a satisfação docente e que diferenças se registam entre as duas metodologias e (iii) de que modo se correlaciona a satisfação de estudantes e docentes. Os resultados encontrados evidenciam índices favoráveis de satisfação discente nos dois regimes, não se assinalando diferenças significativas entre os mesmos. As dimensões em que se verificaram índices mais elevados de satisfação global foram, no regime presencial, ‘infraestruturas tecnológicas’ e ‘corpo docente e tutores e, no regime a distância, ‘conteúdos’ e ‘serviços de apoio’. Por sua vez, o índice de satisfação mais reduzido recaiu sobre a dimensão ‘sistema de avaliação’, em ambos os regimes. Os docentes experienciam níveis moderados de satisfação, sobretudo em associação à subescala ‘instrutor’. Crê-se que as diversas Instituições de Ensino Superior que têm implementado iniciativas de Ensino a Distância podem beneficiar das sugestões veiculadas nas conclusões do estudo, as quais se pretende que contribuam para o aperfeiçoamento da oferta de cursos desta modalidade no contexto português.
- Satisfação docente no ensino superior : análise dos regimes presencial e a distânciaPublication . Chagas, Laura Vala; Pedro, Neuza