Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Ferramentas Web 2.0 para desenvolver competĂȘncias em lĂ­ngua inglesa no Ensino Superior: Perspetiva dos estudantes

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
atas_ticeduca_2018-2065-2072.pdf240.36 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Esta comunicação apresenta alguns dos resultados preliminares de um questionĂĄrio aplicado a estudantes do ensino superior portuguĂȘs, a nĂ­vel universitĂĄrio e politĂ©cnico, com o objetivo de se investigar, neste caso, a forma como certas tipologias de ferramentas Web 2.0 sĂŁo utilizadas em unidades curriculares de lĂ­ngua inglesa, para desenvolvimento de competĂȘncias de compreensĂŁo e expressĂŁo oral e escrita. Tendo por base uma metodologia de teor quantitativo e cariz descritivo, os dados foram recolhidos atravĂ©s de um questionĂĄrio online em dois perĂ­odos diferentes: no segundo semestre de 2016/2017 e no decorrer do primeiro semestre de 2017/2018. Foram inquiridos 341 estudantes, no total, provenientes de 17 instituiçÔes diferentes. Os resultados mostram que o Ă­ndice mais elevado de utilização das ferramentas foi o correspondente Ă  compreensĂŁo escrita, enquanto o mais reduzido foi atribuĂ­do Ă  expressĂŁo oral. AlĂ©m disso, especificamente em relação Ă s tipologias de ferramentas web, o item ‘partilha de vĂ­deo’ foi associado sobretudo Ă s competĂȘncias de compreensĂŁo e expressĂŁo oral, ao passo que, para o desenvolvimento das componentes de compreensĂŁo e expressĂŁo escrita, o item ‘apresentação e partilha de informação’ foi aquele que recolheu um Ă­ndice mais elevado de utilização.
In this paper, we present some of the findings of a survey conducted on English language students from Portuguese university and polytechnic institutions in order to find out how certain types of Web 2.0 tools are used to develop written and oral communication skills. This is a quantitative and descriptive study and data was collected through an online survey in the second semester of 2016/2017 and the first semester of 2017/2018 school year. 341 students from 17 institutions responded to the survey. The results show that Web 2.0 tools are mainly used for developing reading skills and not so much for developing speaking skills. As far as web tool types are concerned, ‘video sharing’ tools are primarily associated to listening and speaking skills, whereas “presentation’ tools are mainly associated to reading and writing skills.

Description

Keywords

Estudantes Ensino Superior TIC Ferramentas web 2.0 CompetĂȘncias de comunicação Students Higher education ICT Web tools Communication skills

Pedagogical Context

Citation

Chagas, L. & Pedro, N. (2018, 6-8 set.). Ferramentas Web 2.0 para desenvolver competĂȘncias em lĂ­ngua inglesa no Ensino Superior: Perspetiva dos estudantes [Conference paper]. Atas do V Congresso Internacional TIC e Educação, Lisboa, Portugal

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade de Lisboa

CC License