Browsing by Author "Martins, Helena"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O autocuidado na pessoa com Insuficiência CardíacaPublication . Martins, Helena; Gonçalves, RuiIntrodução: A Insuficiência Cardíaca (IC) é caraterizada como o último estadio de todas as doenças cardiovasculares. Os cuidados de Enfermagem direcionados para adequação da gestão, manutenção e confiança para o autocuidado da pessoa com IC revelam-se uma estratégia fundamental para melhorar as suas respostas às necessidades e cuidados e, consequentemente, a sua qualidade de vida. O presente estudo tem como objetivos analisar quão adequado é o autocuidado praticado pela pessoa com insuficiência cardíaca ao nível da sua manutenção, gestão e confiança. Métodos: Estudo descritivo-correlacional com uma amostra de 65 pessoas com o diagnóstico de IC internadas num serviço hospitalar, que acederam responder ao instrumento de recolha de dados constituído por questionário, constituído por duas partes: a primeira referente à caraterização sociodemográfica e clínica e a segunda referente à escala de autocuidado para a Pessoa com Insuficiência Cardíaca. Resultados: A capacidade de autocuidado é menos adequada nas dimensões de gestão (90,8%) e de confiança (93,8%) do autocuidado e pouco mais adequada na dimensão da manutenção do autocuidado (87,7%). Verificando-se que na dimensão gestão apenas 9,2% dos inquiridos apresenta um score > 70, na dimensão confiança 6,2% e na dimensão manutenção 12,3% apresenta score > 70. Conclusão: Torna-se fundamental dar enfoque às práticas de educação para a saúde direcionadas para as pessoas com IC e seus familiares/pessoas significativa, sendo que o autocuidado constitui o núcleo da temática a abordar.
- O autocuidado na pessoa com insuficiência cardíacaPublication . Martins, Helena; Gonçalves, Rui
- Ensinar a resumir desde o 1.º ciclo: uma sequência didática para E@ DPublication . Sousa, Maria Vitória; Viegas, Filomena; Jorge, Noémia de Oliveira; Liberal, Ana Cristina; Mata, Carla; Martins, Helena; Pires, SóniaComo planificar sessões de trabalho adaptando-nos ao contexto educativo atual? Este foi o desafio que aceitámos, durante a construção da sequência didática que apresentamos neste número da Palavras revista em linha, e que nos conduziu à identificação de alguns dos problemas que se levantam aos professores na criação de situações de aprendizagem, em trabalho síncrono ou assíncrono, numa prática de Ensino a distância (E@D). Servimo-nos, como ponto de partida, de materiais usados, recriados em situação de formação, considerando que desta forma se iriam reproduzir os procedimentos mais comuns adotados pelos professores na situação atual de planificação das sessões de trabalho em E@D, ou seja, fazendo uma adaptação dos materiais e metodologias que lhe são habituais em sala de aula presencial. Elegemos o resumo como conteúdo e treinámos as estratégias de redução de texto no 1.º ciclo, como fase de iniciação. Trabalhámos os processos de compreensão global do texto, os macroprocessos. Estes processos orientam-se para a compreensão do texto no seu todo, compreendem a identificação das ideias principais e a utilização da estrutura do texto.