Browsing by Author "Marques, J."
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- Desenvolvimento de Merenda de Beldroega (Portucala oleracea L.)Publication . Santos, C.; Marques, J.; Melo, J.; Garcia, T.; Ribeiro, V.A inovação alimentar torna-se cada vez mais importante nas sociedades atuais e, como tal, verifica-se que a indústria tem realizado esforços para fazer a diferença nos mercados, tentando ir de encontro com as novas necessidades do público-alvo, pois os consumidores procuram produtos cada vez mais inovadores. Segundo os dados do último Inquérito Alimentar Nacional de 2017 e da Balança Alimentar Portuguesa dos anos 2012 a 2016, verifica-se que a quantidade de hortícolas consumida pelos portugueses é inferior ao recomendado e o consumo de açúcares é muito superior. Estes desequilíbrios na alimentação, juntamente com outros fatores não saudáveis, contribuem para uma elevada percentagem de adultos obesos em Portugal. Assim, desenvolveu-se um produto alimentar inovador para um adulto saudável, cuja ingestão calórica diária seja de 2000 Kcal. O principal foco do produto foi a utilização da beldroega (Portulaca oleracea L.) como potencial alimento funcional e promotor de uma vida saudável, rica em fibra, vitaminas e minerais. Foram realizadas provas hedónicas e análises químicas para a caracterização do produto formulado. Na análise sensorial (provas hedónicas), foi obtida uma classificação de “gostei moderadamente” em todos os parâmetros, numa escala de 1 a 6, e 73,3% dos consumidores considerou adquirir o produto se disponível no mercado. Relativamente às análises laboratoriais químicas, obtiveram-se resultados discrepantes comparativamente aos valores previamente calculados.
- Funcionamento e potencialidades do percurso didático enquanto dispositivo de ensino da leitura e da escrita: o género entrevista no 3.º ano de escolaridadePublication . Jorge, Noémia de Oliveira; Marques, J.; Bastos, S.Neste artigo pretendemos apresentar um dispositivo didático orientado para o ensino de géneros textuais: o percurso didático (AUTOR1, 2019; AUTOR1, GONÇALVES & COUTINHO, 2022). Concebido no programa de trabalhos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1997), este dispositivo inspira-se na sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ & SCHNEUWLY, 2004) e na sequência de ensino (PEREIRA & CARDOSO, 2013; PEREIRA, CARDOSO & GRAÇA, 2013). Depois de explicitarmos os contornos conceptuais do percurso didático, apresentaremos os resultados de uma investigação desenvolvida em torno deste dispositivo de ensino, em Portugal, no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal (3.º ano de escolaridade), em 2022, com enfoque no género entrevista (impressa, destinada ao público infantojuvenil). Ao longo do artigo, daremos conta das três etapas que nortearam a investigação: i) descrição prévia do género a focar (com base na revisão de literatura e na análise das práticas sociais de referência); ii) relato da experiência didática realizada (com recurso à observação participante, em contexto de investigação sobre a própria prática – PONTE, 2002); iii) análise da entrevista produzida coletivamente pelos alunos, no momento final do percurso didático, tendo em conta três dimensões de análise: temático-estrutural, linguística, gráfica. Esperamos, assim, não apenas ilustrar o funcionamento do percurso didático, como também evidenciar as potencialidades deste dispositivo de ensino-aprendizagem, sobretudo a dois níveis: compreensão e produção de textos e de géneros textuais; atividade metalinguística.