Browsing by Author "Madureira, Cristiana Pizarro"
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- Avaliação Pedagógica: Caminhos para a (trans)formação de modos de ensinar, aprender e avaliarPublication . Madureira, Cristiana Pizarro
- Contributos da IA nos Processos Pedagógicos e no Desenvolvimento Profissional e Organizacional: Percepções de Professores PortuguesesPublication . Madureira, Cristiana Pizarro; Batista, José António Flambó AfonsoEste artigo tem como objetivo compreender os olhares de professores dos ensinos básico e secundário portugueses sobre as aplicações digitais utilizadas em contexto escolar e sobre o modo como a Inteligência Artificial (IA) poderá contribuir para a melhoria dos processos pedagógicos de ensino, aprendizagem e avaliação e para o consequente desenvolvimento e transformação profissional e organizacional. Deste modo, centramos o estudo numa abordagem quantitativa, com recurso a um inquérito por questionário dirigido a 74 professores dos ensinos básico e secundário de um Agrupamento de Escolas em Portugal. Como principais conclusões destaca-se que o recurso à IA contribui para estimular a motivação e o compromisso do aluno com as aprendizagens, através da otimização dos processos de autorreflexão e de autorregulação. A utilização da IA possibilita aos professores implementar práticas de diferenciação pedagógica, numa abordagem humanista, inscrevendo a IA enquanto recurso pedagógico promotor de uma melhoria dos processos pedagógicos, promovendo assim o desenvolvimento e a transformação das pessoas e dos contextos. O estudo demonstrou, ainda, a necessidade premente de a escola se reconfigurar e transformar, capacitando a comunidade educativa em literacia em IA, criando um código de conduta, garantindo a equidade, a inclusão e a democratização de práticas pedagógicas inovadoras com o digital.
- A docência no Ensino Superior tem sido uma área na qual me realizo na plenitudePublication . Madureira, Cristiana PizarroA PÁGINA tem vindo a convidar e a integrar novos 69 colaboradores permanentes, pro ssionais da educação e de outras áreas que vão partilhar com os leitores as suas experiências e perspetivas. Nas próximas edições, daremos a conhecer as novas caras, começando, nas páginas seguintes, com Cristiana Pizarro Madureira e Felipe Trillo Alonso. Com uma vasta experiência como professora, com carreira nacional e internacional, Cristiana Pizarro Madureira é, desde janeiro de 2022, professora adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria, onde coordena o curso de Mestrado em Ciências da Educação: Educação e Desenvolvimento Comunitário. “Da minha experiência pessoal e pro ssional, aqui lo que mais gostaria de partilhar [com os leitores da Novas vozes na PÁGINA UNIVERSIDADE SANTIAGO DE COMPOSTELA PÁ GINA] prende-se com a necessidade de diariamente, com fé e esperança, acreditarmos em todos e cada um de nós e no poder que temos, como educadores, em contribuir para a transformação daqueles com os quais partilhamos a vida”, refere em entrevista. Felipe Trillo Alonso cumpriu, em abril deste ano, 40 anos de exercício docente na Universidade de Santiago de Compostela, na área da Didática e Organização Es colar. Durante esse tempo: aprendeu, ensinou, escreveu, dirigiu e orientou – o que continua a fazer ainda hoje. Aos leitores da PÁGINA pretende mostrar que “há vida para além da subordinação ao burocratismo e ao economicismo dominantes”, bem como da excelência, da competitividade e da pressa, “que geram tanta in segurança e stress”, conta na entrevista. Maria João Leite
- A Educação Intergeracional, a partilha de saberes e o legado dos gerontes para uma vivência mais humanizadaPublication . Madureira, Cristiana PizarroPretende-se com esta comunicação refletir sobre o potencial da educação intergeracional no desenvolvimento e transformação das pessoas e das comunidades. Serão problematizadas práticas de intervenção sociocomunitária, onde, através da pedagogia da convivência intergeracional e da partilha de saberes dos gerontes, se desenvolve uma relação de proximidade humana e de trabalho em rede com instituições da comunidade, promovendo o desenvolvimento humano e comunitário.
- Educar para os direitos humanos: uma vivência de intervenção socioeducativa e artística entre paresPublication . Sousa, Jenny Gil; Madureira, Cristiana Pizarro; Silva, Patrícia Ferreira da; Dias, Sara Isabel SilvaEste texto tem como temática principal a educação para os direitos humanos, centrando-se numa experiência de intervenção socioeducativa desenvolvida por estudantes de uma instituição de ensino superior e alunos de uma escola secundária, situadas na região centro de Portugal. No trabalho que aqui se apresenta, discute-se a importância de ações de educação para os direitos humanos, enquadradas numa visão transformadora da educação, em que se valoriza a educação entre pares desenvolvida em articulação com instituições da comunidade. Deste modo, procurou-se dar resposta à seguinte questão de investigação: em que medida a intervenção socioeducativa entre pares pode contribuir para a educação para os direitos humanos? Para dar resposta a esta questão, foi utilizado como instrumento de recolha de dados o inquérito por questionário, aplicado aos estudantes e aos alunos que participaram na intervenção socioeducativa. Como principais conclusões destaca-se que esta experiência de educação entre pares, que decorreu apoiada em linguagens artísticas, proporcionou aos alunos da escola secundária ganhos substanciais na aquisição de conhecimentos e habilidades, bem como, a construção de uma maior capacidade reflexiva e crítica. Por seu lado, os jovens estudantes do ensino superior reconheceram a importância desta ação na construção do seu saber-fazer, especialmente no âmbito da promoção da educação para os direitos humanos, mas também ao nível do saber-ser, enquanto cidadãos mais esclarecidos e interventivos. Por fim, é de destacar que tanto os jovens alunos como os jovens estudantes reconheceram que a utilização destas metodologias de intervenção socioeducativa possibilita a criação de espaços de educação e de empoderamento, imprescindíveis na construção de uma sociedade mais justa.
- Pela humanização do envelhecimentoPublication . Santos, Carla; Madureira, Cristiana Pizarro; Lopes, Marcelino de Sousa