Browsing by Author "Gomes, Daniela"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Codium tomentosum and Plocamium cartilagineum: Chemistry and antioxidant potentialPublication . Valentão, Patrícia; Trindade, Pedro; Gomes, Daniela; Pinho, Paula Guedes de; Mouga, Teresa; Andrade, Paula B.The chemical composition of green Codium tomentosum Stackhouse and red Plocamium cartilagineum (Linnaeus) P.S. Dixon seaweeds from the Atlantic Ocean surrounding Portugal was studied. For the first time, the profile of organic acids was analysed in these matrices: seven and four organic acids were detected in green and red species, respectively. In P. cartilagineum these compounds were present in vestigial amounts, whilst C. tomentosum exhibited a higher content, with oxalic acid being the main compound. Phenolics, UV-absorbing compounds, were absent in both species. Volatiles profile was also determined for the first time and a total of 41 compounds were identified, which included alcohols, aldehydes, esters, halogenated compounds, ketones, monoterpenes (namely terrestrial ones), norisoprenoid derivatives, amongst others. Norisoprenoid derivatives and aldehydes were predominant. The main volatiles in green and red seaweeds were limonene and benzophenone, respectively. Additionally, both species revealed considerable antioxidant activity against both reactive oxygen (superoxide radical) and reactive nitrogen (nitric oxide) species, in a concentration-dependent manner.
- A imagem do destino turístico Lisboa na perspetiva do turista que visita o patrimónioPublication . Gomes, DanielaA imagem de um destino turístico é uma temática cada vez mais importante para a investigação sobre turismo, uma vez que tem um papel muito relevante na segmentação de mercado e na consequente satisfação dos turistas. Para sabermos mais sobre esta temática realizamos uma ampla revisão de artigos, abordando temas como os destinos turísticos, a imagem dos destinos e as motivações turísticas, uma vez que são temas fulcrais para a realização deste trabalho de investigação. Um destino turístico deve ter em atenção as necessidades dos turistas atuais e o seu desenvolvimento depende em muito da capacidade que este tem de criar produtos diferenciadores de modo a tornar-se competitivo e a motivar o turista a visitá-lo. Podemos constatar, que a imagem de um destino passa por diversas fases que influenciam na seleção do mesmo por parte do turista e que tem um papel muito importante no que respeita às motivações dos turistas. A metodologia por nós adotada teve como base a aplicação de um questionário aos turistas que se encontravam na cidade de Lisboa, de modo a perceber a imagem do destino Lisboa pelos turistas que visitam o património da cidade. Após a recolha dos dados, estes foram tratados e analisados de modo a dar resposta aos objetivos da nossa investigação. Verificámos que a imagem do Lisboa pelo património visitado, apesar de positiva, deve ser trabalhada de modo a melhorar alguns aspetos que ainda continuam a marcar pela negativa a imagem do património da cidade. Através deste trabalho de investigação podemos perceber que a imagem de um destino é um fator de grande importância, pois gera motivação nos turistas e é através da experiência vivida no destino, que o turista irá manter ou não, a imagem inicial. O objetivo de qualquer destino é que o turista atinja um patamar de satisfação, de modo a que a imagem criada sobre o destino seja a melhor, para que este sinta vontade de voltar e de recomendar a amigos e familiares.