Browsing by Author "Franco, Susana"
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- A Brief Review on Processes for Cartilage RepairPublication . Moura, Carla; Santos-Rocha, Rita; Franco, Susana; Malça, Cândida; Galhano, Cristina; Henriques, Marta; Morouço, PedroThe aim of the present review was to highlight some of the available processes for cartilage repair and regeneration. Considering the high impact that cartilage degeneration has in the quality of life, in an aging society, efforts to promote better treatments are crucial. The current available processes have advantages and drawbacks, that should be further investigated, aiming to obtain tailored and successful repair. Finally, some suggestions for tissue engineering strategies are presented, so that the scientific community can debate pros and cons to be investigated.
- Educação STEAM Outdoor: Perceções dos Docentes e Oportunidades de FormaçãoPublication . Correia, Marisa; Beirante, David; Arrais, Ana; Catela, David; Santos, Raquel; Martins, Maria Clara; Galinha, Sónia; Luís, Helena; Dias, Isabel Simões; Ramos, Liliana; Portelada, António; Simões, Vera; Pinto, Paula; Franco, Susana; Ferreira, Regina; Ribeirinha, TeresaA educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes/Humanidades e Matemática), aliada ao ambiente outdoor, poderá promover o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças e jovens, uma vez que se perspetivam aprendizagens significativas e o incentivo à adoção de estilos de vida saudáveis. O presente estudo tem como principais objetivos avaliar a perceção de educadores de infância e professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, de um agrupamento de escolas de Portugal, acerca do uso pedagógico de espaços exteriores, e averiguar quais as competências e necessidades de formação que estes identificam como fundamentais para implementar a abordagem STEAM outdoor. Utilizando uma abordagem de métodos mistos, recolheram-se dados provenientes de uma entrevista (N = 8) e de um questionário (N = 49), desenvolvido e validado para o efeito. Os resultados sugerem que os docentes percecionam os espaços exteriores das suas escolas como locais com potencial pedagógico para implementação da abordagem STEAM, sendo as dimensões mais prevalentes a ludomotora, expressiva e de bem estar. Contudo, verificou-se uma frequência reduzida de realização de atividades de articulação curricular, envolvendo duas ou mais áreas STEAM nestes espaços, que poderá ser explicada pela extensão e rigidez curricular. Além disso, os docentes consideram essencial a formação para o uso pedagógico de espaços exteriores, a mudança de práticas e a promoção da interdisciplinaridade. Embora a maioria não tenha formação nesse contexto, há uma disposição para participar em cursos de capacitação. Nesse sentido, é crucial oferecer oportunidades de formação para explorar o potencial pedagógico dos espaços exteriores e da educação STEAM ao ar livre.
- Ensino de atividade física a idosos: Comportamentos pedagógicos e clima de aulaPublication . Alves, Joana; Simões, Vera; Franco, Susana; Varregoso, IsabelIntrodução. A atividade física é um instrumento favorável ao envelhecimento ativo e o papel do técnico, um fator importante no seu ensino. O estudo centra-se nos comportamentos pedagógicos de técnicos que lecionam atividade física a idosos, sendo que o clima de aula resulta das atitudes e comportamentos do técnico, interferindo na satisfação e nas relações estabelecidas (Sabucedo, 2001; Goméz, 2012). Objetivos. Caracterizar e comparar comportamentos pedagógicos dos técnicos que contribuem positiva e negativamente para o clima de aula de sessões em terra e em água. Metodologia. Amostra: 12 sessões com idosos (6 - terra, 6 - água) de 12 técnicos experientes (mais de 5 anos de experiência, M ± DP= 9,5 ± 2,7 anos). Registo vídeo de comportamentos de clima de aula; codificação com sistema de observação (teste fidelidade: Kappa de Cohen); análise descritiva (média e desvio-padrão) e comparativa (t teste ou U-Mann-Whitney). Instrumento: Sistema de Observação do Clima de Aulas de Grupo de Fitness (SOCAGF; Dias, 2015): 19 categorias (dimensão clima positivo) e 16 (dimensão clima negativo); métodos de registo: frequência e duração, mediante as categorias. Resultados e Discussão. Alguns comportamentos de clima positivo foram frequentemente usados (avaliar positivamente a participação do praticante, atenção à intervenção dos praticantes, gracejar, sorrir, interação entre praticantes e incluir no exercício). Alguns comportamentos não foram utilizados (elogiar, aceitar sugestões dos praticantes), sendo importantes na promoção do bom clima de aula (Puente & Anshel, 2010; Franco, Rodrigues & Castañer, 2012). Foram usados alguns comportamentos de clima negativo (indiferença ou afastamento, ausência do espaço - em água; excluir do exercício, indiferença ou afastamento, expressão corporal para clima negativo, avaliar negativamente a participação, ignorar intervenção dos praticantes - em terra).
- Outdoor STEAM Education: Opportunities and ChallengesPublication . Correia, Marisa; Ribeirinho, Teresa; Beirante, David; Ramos, Liliana; Dias, Isabel Simões; Luís, Helena; Catela, David; Galinha, Sónia; Arrais, Ana; Portelada, António; Pinto, Paula; Simões, Vera; Ferreira, Regina; Franco, Susana; Martins, Maria ClaraThere is a consensus that students should be involved in interdisciplinary activities that promote a solid education in STEAM subjects from an early age. The outdoor settings of schools present an advantageous context for STEAM education, allowing for a myriad of learning experiences. To understand how teachers perceive the pedagogical use of the school’s outdoor space, a study was carried out in a cluster of schools in a Portuguese city, including one middle school and 10 kinder garten and elementary schools. A mixed methods approach was used, combining a questionnaire for teachers (N = 49) with interviews (N = 8). The results indicate that teachers’ perceptions of the characteristics of their school’s outdoor spaces either facilitate or hinder the implementation of outdoor pedagogical activities. Most teachers concur that the outdoors provides contact with nature and encourages interdisciplinary and collaborative activities. However, the teachers surveyed admit to using the school’s outdoor spaces only occasionally, and this use decreases as the educational level at which they teach increases. The most common use of outdoor spaces is for physical and motor activities, promoting the well-being of children and youth. Although interdisciplinary activities in outdoor spaces are recognised, their implementation is limited and hampered by factors such as the length of curricula and the lack of training for teachers in these approaches. In this sense, there is an urgent need to train teachers in the interdisciplinary use of outdoor spaces to promote a solid education in STEAM subjects.
- Proposta de programa de exercício aquático para indivíduos com osteoartrosePublication . Ramalho, Fátima; Franco, Susana; Maia, Filipa; Morouço, Pedro