Browsing by Author "Alexandre, Marta Filipe"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Artigos selecionados da 29.ª Conferência Europeia de Linguística Sistémico-Funcional (ESFLC2019)Publication . Alexandre, Marta Filipe; Caels, Fausto; Marques, Gorete; Mendes, Mafalda; Conde, InêsNo presente volume, publica-se um conjunto de artigos científicos que fixam pela escrita trabalhos apresentados na 29.ª edição da Conferência Europeia de Linguística Sistémico-Funcional, que teve lugar em julho de 2019, na cidade de Leiria. Esta conferência, um evento promovido anualmente pela Associação Europeia de Linguística Sistémico-Funcional, foi organizada por dez colegas portugueses afiliados a três instituições: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais e Escola Superior de Tecnologia e Gestão, ambas do Politécnico de Leiria, e CELGA-ILTEC da Universidade de Coimbra. A publicação surge em 2021, num contexto de pandemia que veio suspender as nossas vidas em vários domínios, no plano pessoal e institucional, com efeitos na duração do processo de revisão científica e de edição desta publicação. Apesar das adversidades, julgamos que não poderíamos deixar de corresponder às expetativas dos colegas que quiseram contribuir para mais uma publicação da Conferência Europeia de Linguística Sistémico- Funcional. Aqui chegados, sentimos que devemos a todos, autores e revisores, um profundo agradecimento pela confiança em nós depositada e também pelo cuidado, pela paciência e pela diligência com que sempre responderam às nossas solicitações. Os textos que compõem a obra foram submetidos para avaliação da comissão científica do volume e foram objeto de revisão por pares. A sua publicação assinala a vitalidade e produtividade da comunidade científica reunida na 29.ª edição da Conferência Europeia de Linguística Sistémico- -Funcional.
- Investigação sobre o discurso da História em Portugal: Um ponto de situaçãoPublication . Alexandre, Marta Filipe; Caels, Fausto
- Lexical acquisition of European Portuguesa without barriers: state of the artPublication . Veloso, Raúl; Mateus, Beatriz; Alexandre, Marta Filipe; Pós de Mina, Sónia; Pinto, CarinaIntroduction: Acquisition of lexicon and morphological constituents is a topic of interest in several areas of knowledge. However, there is no research focused on European Portuguese. Aim: We carry out a systematic review of the literature, in order to identify and analyze the research related to this theme and contribute to its development. Methods: Three steps were considered: i) definition of the review objective; ii) identification of the literature; and iii) selection of studies to include. These are fundamental steps, as they provide support to researchers to formulate and adapt research questions based on the information acquired (Sampoio & Mancini, 2007). Some examples of keywords for this revision are in Portuguese: léxico, linguagem, complexidade morfológica, desenvolvimento morfológico, aquisição da gramática and in English: lexical acquisition, lexical development, language development, morphological development, verb aquisition. The databases for the research were: Education Resources Information Center (ERIC); Research Gate; B-On; Pub- Med/MedLine; CambridgeCore; SciELO and Cochrane. Finally, inclusion criteria were set: Studies of morphology and lexicon; studies that include children up to 6 years of age; studies related to the typical development of the Language; studies related to monolingual acquisition and development and studies in English and Romance languages such as Spanish and Portuguese. Conclusion: After applying the inclusion criteria, we were able to find 281 articles to analyze. The preliminary analysis allows us to state that there are no specific data, for European Portuguese, about the ages of acquisition of grammatical classes. The acquisition of morphological constituents has also not been studied in European Portuguese. We found studies for Brazilian Portuguese and English that may be a ground base for future studies in European Portuguese.
- Livro de Resumos Partilha de Práticas 2019: 3T´s - Teachers Teaching Teachers: Politécnico de LeiriaPublication . Pereira, Isabel; Ramalho, Sónia; Alexandre, Marta Filipe; Lopes, Maria de São Pedro; Kowalski, Maria; Magueta, Lúcia; Sousa, Jenny; Oliveira, Paulo; Lobão, Catarina; Serrano, LuisDesde o ano letivo 2012/2013, o Politécnico de Leiria organiza um evento anual que visa a partilha de boas práticas promovidas pelos seus docentes, nos vários ciclos de ensino. Inicialmente, foi dado destaque às práticas pedagógicas decorrentes do regime a distância. Contudo, como os ciclos de formação significam mudança, melhoramento e abrangência, no ano letivo de 2015/2016, foram organizadas, em colaboração com os Conselhos Pedagógicos das cinco escolas, as Jornadas Pedagógicas que visam promover a partilha de experiências e a reflexão em torno das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes, em ambos os regimes de ensino – presencial e a distância. Em 2018/2019, foi lançado o desafio de criar um livro de resumos das práticas partilhadas no evento, intitulado “3T´s - Teachers Teaching Teachers”, para uma maior disseminação da qualidade do trabalho pedagógico desenvolvido na nossa instituição. Em cada partilha estão histórias e reflexões que cada docente escolheu apresentar, evidenciando dimensões pedagógicas, científicas, metodológicas, organizacionais, relacionais e pessoais. Neste documento estão compilados, apenas, os resumos submetidos pelos docentes, em formulário próprio, não constando todas as práticas partilhadas no evento. Se em cada uma das Jornadas Pedagógicas os momentos de partilha acabam, ficam disponíveis, para cada docente, ferramentas para explorar e construir novas formas de ensinar e de fazer aprender.