ESECS - Revista Educação & Comunicação n.º 8 (Jan. 2005)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Revista Educação & Comunicação n.º 8 (Jan. 2005) by Author "Canastra, Fernando Augusto Coelho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Educação em valores : a emergência do sujeito ético? Uma abordagem narrativa da experiência ético-moralPublication . Canastra, Fernando Augusto CoelhoA problemática da Educação em Valores, no contexto do ensino público, inscreve¬-se num debate "controverso", uma vez que articula um conjunto de questões para as quais não existe nem uma resposta única, nem tão pouco um consenso desejável. Assim, num primeiro momento, a reflexão centra-se nas "aporias" em torno da definição ambígua de: "educação em valores". Num segundo momento, procura-se inscrever o debate cognição moral "versus" experiência moral, optando por realçar a necessidade urgente de integrar as duas perspectivas num todo inteligível, que procure articular tanto a dimensão singular do sujeito (subjectivação), como a dimensão socializadora das influências com as quais o sujeito interage (socialização), como a dimensão ecológica na qual está inscrito este processo de construção da personalidade moral (ecologização). Finalmente, num terceiro momento, discute-se a possibilidade de integrar os vários elementos, debatidos ao longo desta reflexão, reorganizando-os numa lógica narrativa, propícia à emergência do sujeito ético.