ESAD.CR - Teses de Doutoramento de docentes
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Browsing ESAD.CR - Teses de Doutoramento de docentes by Author "Neves, Sandra"
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- Enhancing the post-stroke patient experience at mealtime through participatory design: Eliciting, connecting and supporting multi-voicednessPublication . Neves, Sandra; Macdonald, Alastair S; Hush, GordonContext/issue Stroke is the major cause of disability in both Scotland and Portugal. It is estimated that each year stroke affects 15,000 people in Scotland and approximately 21,000 in Portugal, and possibly one-third of these individuals require rehabilitation. Research (Ekberg et al., 2002; Wright et al., 2005) has identified that the quality of the mealtime experience for patients affected by stroke in rehabilitation is poor, which may be demotivating and a factor in influencing recovery. Questions and previous studies Is there an opportunity for design methods and approaches to help understand and improve the patient mealtime experience and if so, how? In previous studies, Cottam and Leadbeater (2004), Murray et al. (2006) and Boyle and Harris (2009) suggest that the integration of multi-stakeholders’ participation into the design process can be valuable. Bate and Robert (2007) suggest directly taking account of patients’ and healthcare professionals’ experiences – “the real virtuosos of the experience” (Sanders, 2001) – as the basis for designing service improvements and, consequently, better experiences. So, can design approaches help elicit patients’ and healthcare professionals’ “voices” and can these voices be used to help enhance the quality of the mealtime experience for patients undergoing stroke rehabilitation and if so, how? Methodology This thesis adopts a participatory design (PD) approach to play a role in engaging and structuring the direct participation of patients and healthcare professionals in research. This method encompasses socialised and materialised situations in time and space with a focus on understanding the reasons behind current experiences while also exploring desirable futures. The analysis is based on translating and interpreting those patients’ and healthcare professionals’ voices, using the principles of framework analysis.
- Gostar de comer : Conjunto de estratégias para preparar e apresentar pratos da cozinha tradicional portuguesaPublication . Neves, Sandra; Bispo, Renato; Elias, HelenaComer, significa muito mais do que mero sustento, define-nos como membros de uma sociedade e cultura. Restaurantes e receitas estão cada vez mais internacionais, oferecendo o sabor e ingredientes de diversas culturas. O acto de comer proporciona ocasiões sociais diversas, e numa escala mais pequena como a da família, inúmeras são as vezes que se celebram ou recordam momentos importantes, assinalados por vários pratos confeccionados com sucesso para o efeito. A textura, a cor, a consistência, o gosto, são dados que estimulam os nossos sentidos e fazem parte da experiência sensorial de comer, que associamos aos acontecimentos memoráveis. Influenciam o nosso humor e disposição, trazem conforto e tranquilidade. A partilha de uma refeição estimula o sentido de pertença entre indivíduos de uma comunidade. A refeição pode ajudar a configurar ou fortalecer uma determinada identidade de grupo. Encaremos a formalidade do acto de comer e o modo como nos é apresentada comida à mesa: uma travessa com alimentos confeccionados e um prato onde podemos servir e partir os alimentos em pequenas porções para levar à boca. No entanto, esta situação, apesar de ser comummente aceite, não está adequada a todas as pessoas. Podemos temporariamente ou permanentemente, sentirmo-nos forçadamente excluídos desta rotina, em virtude de um braço não dominar todos os gestos apropriados para uma refeição. Em virtude de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), podemos não conseguir partir o bife. Estas situações dão por vezes origem ao progressivo afastamento de um indivíduo da comunidade e à utilização de soluções que marcam e diferenciam, que não promovem a inclusão e fomentam a dependência. No presente projecto entende-se a refeição como um momento de partilha de experiências, com significado cultural. O estudo centra-se nas necessidades de indivíduos com incidência de um AVC, para os quais se pretende concretizar um conjunto de soluções mais inclusivas que facilitem a actividade da refeição. 9 O projecto está estruturado em 2 partes. A primeira faz uma introdução ao conceito e à sua importância na sociedade e aborda a importância de ambientes e produtos acessíveis como estratégia fundamental de redução do estigma. A Segunda parte relata o desenvolvimento do trabalho de acordo com a metodologia proposta para a concretização e construção de um conjunto de estratégias para preparar e apresentar pratos da cozinha tradicional portuguesa.