ESTM - Mestrado em Marketing e Promoção Turística
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Browsing ESTM - Mestrado em Marketing e Promoção Turística by Author "Almeida, Sara Patrícia Matos Araújo"
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- A gastronomia, os produtos endógenos e o desenvolvimento turísticoPublication . Almeida, Sara Patrícia Matos Araújo; Dias, Francisco Teixeira PintoO turismo, enquanto fenómeno sociocultural, ambiental e económico, tem vindo a assumir nas últimas décadas um protagonismo global incontornável. Os seus impactos, diretos e indiretos, afetam a sociedade das mais diversas formas, quer positiva quer negativamente. Nessa realidade, perceber as dinâmicas socioculturais do turismo e quais os princípios que o fazem desenvolver, torna-se um tema central para o incentivo à prática de um turismo competitivo e sustentável nos termos preconizados pela Organização Mundial de Turismo (OMT). A utilização do marketing, como estratégia de gestão e promoção territorial, pode e deve ser uma mais-valia para os destinos locais aumentarem a sua atratividade, competetividade, e sustentabilidade. A valorização de produtos endógenos é comummente aceite como um fator de valorização das comunidades locais que procuram o seu desenvolvimento assente em pressupostos culturais, sociais, ambientais e económicos, materializando princípios de sustentabilidade dos territórios. Nestes pressupostos, torna-se importante perceber qual a importância da existência de produtos endógenos em cidades de média dimensão na sua afirmação gastronómica. Escolhemos como caso de estudo a cidade de Braga. Com recurso a uma metodologia predominantemente qualitativa, incluindo entrevistas semi-estruturadas e o método delphi, concluiu-se que a fraca representatividade de produtos endógenos em Braga, a par de uma forte expressão das suas especialidades gastronómicas, demonstra que a valorização das práticas culturais sistematizadas ao longo dos tempos e transmitidas entre gerações, prevalecem sobre oscilações geográficas e a evolução da própria urbanidade. O presente estudo equaciona também contributos de diferentes fatores para um turismo competitivo e sustentável, constatando que a autenticidade e a identidade local são os fatores mais relevantes nessa prática. É proposto que mais investigações sejam realizadas, de modo a aprimorar o estudo aqui apresentado. Contudo, os dados do mesmo já poderão beneficiar para possíveis projetos de entidades responsáveis pela definição de estratégias de promoção turística e/ou gastronómica, particularmente na cidade de Braga.
